Novidades no Ibovespa

Segunda prévia do Ibovespa traz ações da Energias Brasil como novidade

IDIV contará com entrada da Santos Brasil e não da Porto Seguro, como divulgado na primeira prévia

*Atualizada às 12h40 (horário de Brasília)

SÃO PAULO – A BM&FBovespa divulgou nesta segunda-feira (17) a segunda prévia da carteira teórica do Ibovespa, que vigorará de 7 de janeiro a 3 de maio de 2013. Diferentemente da primeira prévia, que não trouxe nenhuma novidade no índice, essa segunda prévia traz a inclusão das ações da Energia Brasil (ENBR3), totalizando 69 ativos de 64 empresas.

Todas as as cinco empresas com maior peso na composição do índice perderam participação nesta segunda prévia, em comparação com a primeira prévia, divulgada em 3 de dezembro. A Vale (VALE5) perdeu 0,037 ponto percentual de participação, passando de 9,015% para 8,978%, em comparação com a primeira prévia divulgada em 3 de dezembro. Ela continua respondendo pela maior quantia individual do índice.

A OGX (OGXP3) também perdeu importância, passando de 5,056% para 5,011%, enquanto a fatia do do Itaú Unibanco (ITUB4) no índice diminuiu em 0,055 p.p., para 4,391%. A nova prévia também diminui em 0,234 p.p. a participação da PDG Realty (PDGR3) para 3,1416%. Já a ação preferencial daPetrobras (PETR4) perde espaço, passando de 8,455% para 8,395%, após ter visto sua importância no benchmark brasileiro aumentar na primeira prévia.

Outros índices
Dos outros índices de ações existentes na Bovespa, apenas dois deles mostraram alteração em relação à primeira prévia. Um deles é o IDIV, o índice que acompanha as ações consideradas boas pagadoras de dividendos, que nesta nova prévia indica a entrada das ações da Porto Seguro (PSSA3) – na primeira prévia, quem estava cotada para ser incluída é a Santos Brasil (STBP11). As ações que saíram do índice continuam sendo do Bic Banco (BICB4), Coelce (COCE5) e Klabin (KLBN4).

Já no IGNM, que é o índice contempla as ações que fazem parte do Novo Mercado, trouxe os papéis ordinários da Kroton (KROT3), após a empresa concluir no começo de dezembro sua migração para o Novo Mercado. 

3ª prévia sai no dia 28
A BM&FBovespa divulga três prévias das novas composições. A 1ª prévia é divulgada no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira anterior; a 2ª no pregão seguinte ao do dia 15 do mesmo mês – ou seja, no dia 17, esta segunda-feira; a 3ª e última prévia sai no último pregão de vigência da carteira, que neste mês será na sexta-feira do dia 28.