Sebrae lança vertical para dar consultorias a startups; evento no Rio discute inovação

Serão investidos R$ 321 milhões no projeto, que devem contribuir para fomentar o empreendedorismo inovador no país

Wesley Santana

(Foto: Pexels/RODNAE Productions)

Publicidade

O Sebrae lançou nesta terça-feira (2) uma vertical de negócios para dar consultorias de empreendedorismo para startups. A plataforma Sebrae Startups vai reunir conteúdos de capacitação e fortalecimento focados em empresas de tecnologia que estão em estágio inicial.

Segundo o órgão do sistema S, ainda neste ano, serão investidos R$ 321 milhões no projeto, que devem contribuir para fomentar o empreendedorismo inovador no país. A expectativa é que a novidade impacte e acelere metade das startups brasileiras — ou 10 mil empresas, conforme estatística do Sling Hub.

Décio Lima, presidente do Sebrae, acredita que a novidade vai permitir uma maior integração entre as unidades estaduais da entidade que tocam projetos com startups, de forma a nacionalizar boas práticas. A iniciativa prevê ainda a formação de um hub de conexão com parceiros estratégicos para apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do segmento tech.

Continua depois da publicidade

“Esta plataforma chega para reunir todas as nossas iniciativas para as startups. Temos uma capilaridade no país como nenhuma outra entidade, então há muito para contribuir.  O empreendedorismo, em especial na área da inovação, é fundamental para o desenvolvimento do país no médio e longo prazo”, destaca Lima.

Inovação

O lançamento do Sebrae Startups foi feito nesta manhã, no Web Summit Rio. A capital carioca recebe por três dias empresários de diferentes segmentos para debater assuntos que permeiam a inovação, da inteligência artificial ao futuro do trabalho.

O Banco BV é um dos participantes, que destaca as conversas sobre o futuro do dinheiro, as oportunidades para fintechs no Brasil, além do open finance.

Já o unicórnio norte-americano Airbnb está representado por sua diretora global de acomodações para falar sobre o futuro das viagens. Nesta quarta (3), Catherine Powell também deve palestrar sobre o impulsionamento do setor neste momento de recuperação econômica pós-pandemia.

Patrocinador do fórum, o Itaú BBA diz que essa participação faz parte das estratégias do banco para estimular a inovação e o desenvolvimento de negócios a partir da tecnologia. “Queremos apoiar de forma especializada o setor tech, nos tornando um hub de originação de negócios e provedor de soluções”, afirmou o CEO do banco, Flávio Souza.