Inovação

Saque de recursos em estabelecimentos comerciais será oferecido no PIX

O sistema está sendo implementado pelo Banco Central e será lançado em novembro de 2020

(Shutterstock)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O diretor de Organização do Sistema Financeiro, João Manoel Pinho de Mello, reforçou nesta quinta, 16, que um dos serviços oferecidos por meio do PIX – o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos – será o saque de recursos em estabelecimentos comerciais.

Segundo ele, por meio do PIX um consumidor poderá pagar uma conta de R$ 100, por exemplo, e receber de volta (cash back) um valor de R$ 50.

“Ainda estamos desenhando essa funcionalidade, mas a ideia é que você abra o aplicativo do seu banco, escaneie o QR code (código de pagamento) para pagar a conta do supermercado, e ali seja apartado o que é compra e o que é cash back. Isso será uma funcionalidade”, explicou.

Aprenda a investir na bolsa

O cronograma do BC prevê o lançamento do PIX em novembro deste ano. Pinho de Mello participa hoje do evento “PIX – A Nova Era dos Meios de Pagamento”, promovido pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).

O PIX permitirá, em até dez segundos, durante 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, transferências entre pessoas, pagamento de contas e boletos, recolhimento de impostos e de taxas de serviços.

Um dos objetivos com a implantação do ecossistema é aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de pagamentos de varejo no Brasil, com a inclusão de novos modelos de negócio no setor e clientes desbancarizados.

(Com informações da Agência Estado)

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.