Santander destaca resultados da Duratex e recomenda compra para a empresa

Após conferência, banco destacou que ptencial de alta para Klabin é limitado, mas que empresa merece um valuation premium

Publicidade

SÃO PAULO – A Duratex (DTEX3) chamou a atenção do Santander durante a 13ª conferência anual, que reuniu representantes do setor de materiais básicos. A empresa é a única das que produzem produtos de madeira que recebeu recomendação de compra pelo banco. As ações de todas as três produtoras de papel e celulose devem ser mantidas, mas a Klabin (KLBN4) é a que possui melhor tese de investimento. 

A Duratex surpreendeu positivamente. Na opinião do banco os lucros deve permanecer favorável e os resultados do terceiro trimestre devem ser sólidos, já que a demanda por painéis de madeira continua boa. Além disso, os analistas se mostraram otimistas com os fundamentos da empresa – entre eles, a liderança de mercado, a capacidade de crescimento e a baixa alavancagem.

De acordo com a administração da empresa, nesse momento, 100% das linhas de produtos da empresa são beneficiadas pela redução do IPI. Eles ainda disseram que a redução anunciada nos preços da energia elétrica terá impacto muito limitado sobre os custos, pois 90% das suas necessidades têm preços garantidos em contratos de longo prazo.

Continua depois da publicidade

Segundo o representante da Duratex, Flavio Donatelli, a empresa vê oportunidades fortes no crescimento da afiliada Tablemac, entendendo que esta poderia representar 15% da receita da companhia dentro de quatro a cinco anos, sendo que atualmente esse percentual é menor que 5%.

Mesmo com possibilidade de apresentar lucros nos próximos resultados, o banco diz que o potencial de alta para os papéis da Klabin é limitado no momento. Entretanto, devido a fortes fundamentos, o Santander entende que a empresa mereça um valuation melhor que o atual, mas ressalta que a perspectiva boa de lucros a curto prazo já deve ter sido, em grande parte, precificada.

De acordo com os analistas do banco, o cenário futuro da empresa é positivo, com previsão de resultados no terceiro trimestre apresentando uma alta inédita para a Klabin. Pelos cálculos do Santander, a companhia deve apresentar um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 360 milhões.

Continua depois da publicidade

A administração da empresa pretende melhorar os resultados por meio do deslocamento do volume para os mercados domésticos, sendo que é esperada uma recuperação sólida na demanda doméstica no segundo semestre. Além disso, a Klabin ainda pretende anunciar uma parceria para o projeto de celulose este ano.


Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.