Além do luxo

Rolex abre votação de prêmio de empreendedorismo ao público

Os vencedores recebem quase US$ 200 mil para desenvolver seus projetos

(Bloomberg) — Nas últimas quatro décadas, a Rolex tem apoiado cientistas e pioneiros com prêmios para projetos inovadores. Este ano, vai permitir que o público ajude a escolher os vencedores.

Desde 1976, a fabricante de relógios suíça utiliza os prêmios para homenagear cinco indivíduos que trabalham em projetos voltados à ciência, saúde, tecnologia e exploração. Os vencedores recebem 200 mil francos suíços (quase US$ 200 mil) para desenvolver seus projetos, juntamente com um cronômetro Rolex e acesso a uma rede de mentores.

Agora, pela primeira vez, membros do público poderão votar em 10 finalistas no site da Rolex, que traz um perfil dos candidatos e dos projetos que pretendem realizar.A votação está aberta desde 6 de maio e termina em 12 de junho. Os vencedores serão anunciados em 14 de junho. Um júri de especialistas levará em consideração os votos do público ao fazer a seleção final.

PUBLICIDADE

“Todos são ótimos projetos”, diz Rebecca Irvin, que coordena o Prêmio Rolex de Empreendedorismo. “Queremos que todos ganhem exposição e obtenham reconhecimento.”

Embora ajudar os finalistas a ganhar publicidade tenha sido uma das principais razões para a mudança, a empresa também espera que a votação aberta informe melhor o público sobre o programa de prêmios, bem como sobre o trabalho filantrópico da Rolex.

Os finalistas deste ano incluem um empreendedor canadense de 25 anos com um projeto para reciclar lixo plástico não reciclável, um cientista médico suíço que ajuda pessoas paralisadas a andar novamente e um conservacionista argentino que espera salvar os pinguins ameaçados do mundo.

Os finalistas, com idades entre 25 e 49 anos, pertencem a nove países, selecionados entre 957 candidatos de 111 países.