Bom, mas decepcionante

Resultado frustra projeções e ações da Totvs caem mais de 4,5%

Empresa mostra melhora nas principais linhas do balanço, mas não o suficiente para atender às expectativas do mercado

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Como o mercado acionário é formado por exepectativas, não basta uma melhora nas receitas e no lucro líquido para que as ações de uma empresa se valorizem. O fato se evidencia no comportamento da Totvs (TOTS3), que, mesmo depois de uma melhora nos números trimestrais, vê suas ações registram queda de 3,75% nesta quarta-feira (30), aos R$ 42,40, chegando a acumular perdas de 4,52% nos minutos iniciais do pregão.

Na comparação com 2011, os três últimos meses de 2011 mostraram um avanço de 11,4% no lucro líquido, de 7,9% na receita líquida e de 7,7% no Ebitda (lucro antes de impostos, taxas, depreciações e amortizações).

Apesar da evidente melhora no desempenho da companhia, o mercado esperava mais. Segundo projeções da XP Investimentos, a expectativa era de uma alta de 20,8% nos ganhos, de 10,4% na receita e de 19,3% no Ebitda.

Em relatório, a equipe da XP também alerta para a provisão para devedores duvidosos, que mostrou “um aumento marcante”. Na passagem de 2011 para 2012, o valor saltou 43,9%, que segundo a empresa foi marcado, principalmente, pelo atraso no pagamento de serviços de implementação e de consultoria prestados a clientes de maior porte.

A equipe da Ativa concorda que o resultado veio abaixo das expectativas do mercado. No entanto, eles ponderam que a Totvs possui bons fundamentos, atua em um segmento de elevado potencial de crescimento e tem uma forte geração de caixa.

Mesmo assim, e considerando o papel uma boa opção de investimento, a Ativa mantém a recomendação neutra, já que as ações estão bem precificadas no mercado.