Reajuste no preço do aço da CSN ganha força e ação avança

Depois da Reuters publicar que reajuste virá neste mês, Valor informa que aumento nos preços virá no dia 18

Publicidade

SÃO PAULO – Mais uma vez impulsionadas pela perspectiva de alta nos preços do aço, os papéis da CSN registram forte alta nesta terça-feira (8) e lideram os ganhos do Ibovespa. Por volta das 11h40 (horário de Brasília), a valorização era de 2,12%, aos R$ 12,52, enquanto o principal índice de ações da bolsa recuava 0,06%. Na máxima do dia, a ação chegou a ganhar 3,67%, aos R$ 12,71, liderando a ponta positiva do Ibovespa.

A siderúrgica planeja aumentar o preço de alguns de seus produtos no dia 18, publicou na última noite o Valor Econômico. No fim da última semana a Reuters também noticiou que a empresa se preparava para aumentar o preço do aço, mas não informava nenhuma data específica, apenas que o reajuste viria neste mês.

Os aumentos também divergem entre as notícias. Citando fontes familiarizadas com o assunto, o Valor diz que o reajuste será de 7% a 8% nas bobinas laminadas a quente e de 3% a 4% nas laminadas a frio e os produtos galvanizados. A Reuters informou que o reajuste seria de cerca de 7% nos laminados a frio e de aproximadamente 3,5% nos laminados a quente e galvanizados.

Continua depois da publicidade

Segundo dados consolidados do terceiro trimestre de 2012, as bobinas laminadas a quente são o principal mercado da siderúrgica. Procurada pela InfoMoney, a empresa disse que não comentaria o assunto.

“O grande destaque positivo, independente de onde for, é a possibilidade do reajuste”, diz Carlos Müller, analista-chefe da Geral Investimentos. Para ele, o fato de mais um veículo de informação dar a notícia dá mais credibilidade ao fato.

Müller lembra que o preço do aço tem sido um ponto de preocupação para as siderúrgicas como um todo, colocando em dúvida a rentabilidade das empresas.