Raizen pode impulsionar uma forte melhora para a Cosan na safra de 2013 e 2014

Após participar do Cosan Day, corretora mostra perspectivas positivas com as operações de refino e distribuição da companhia

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A Cosan (CSAN3) continua focada no crescimento sustentável, aumentando a exposição para negócios menos voláteis, tais como distribuição e logística, destacou a companhia na segunda edição do Cosan Day. Após o evento, o Itaú BBA apontou perspectivas positivas para as operações de refino e distribuição da empresa, alimentada pela recuperação dos rendimentos e pela perspectiva favorável no longo prazo para os preços do açúcar no mundo, impulsionado pelo crescimento do consumo na Ásia. 

A corretora acredita em uma melhora substancial da produção agrícola da empresa na safra de 2013 e 2014, impulsionada pelo desempenho operacional da Raizen (fruto da joint ventures entre a Shell e a Cosan). Além disso, as sinergias das operações no segmento de refino e distribuição estão sendo realizadas mais rápido do que o previsto. Os analistas Giovana Araújo e Antonio Barreto, do Itaú BBA, ainda consideram positiva a proximidade das fábricas da Raizen Energia com as estações da Raizen Combustíveis, que se traduz em custos menores de frete. 

Outro ponto ressaltado pela corretora foi o modelo de negócios da Rumo Logística, que provou ser convincente. Com isso, a administração espera atingir um Ebitda (geração operacional de caixa) de R$ 250 milhões em 2012, apesar da recente revisão para baixo no volume de carregamento transportados.

Continua depois da publicidade

Recomendações
O Itaú BBA considera a Cosan uma aposta segura no atual ambiente do mercado acionário, considerando a baixa volatilidade de crescimento do Ebitda da companhia, que é concentrado em 54% na distribuição de combustíveis e logística.

A corretora manteve a recomendação de outperform (desempenho acima da média) para os papéis da companhia, com preço-alvo de R$ 36,3 para final de 2012, configurando um potencial de valorização de % em relação ao fechamento desta sexta-feira (25). O Itaú BBA permaneceu com a recomendação de market-perform (desempenho em linha com a média do mercado) para os paéis da Cosan Limited (CZLT11).