Conteúdo Patrocinado
Oferecido por

Rafael Menin, da MRV, explica por que a forma de fazer negócios vai mudar

Co-presidente de uma das maiores construtoras do Brasil é o convidado do 25º episódio da temporada 2020 do Construcast

Aprenda a investir na bolsa

O convidado de mais uma edição do Construcast, o 25º episódio da temporada 2020, é Rafael Menin, co-presidente da construtora MRV, uma das maiores empresas do setor da construção civil no país. A MRV foi fundada em 1979 por Rubens e Mario Menin, respectivamente pai e tio de Rafael. Nascido um ano depois da fundação, o engenheiro civil cresceu junto com o negócio e passou por diversas áreas e cargos até chegar ao topo do organograma ao lado do primo, Eduardo Fischer, em 2014.

Rafael conta que seu envolvimento com a empresa surgiu muito antes de efetivamente começar a trabalhar na companhia.

Aprenda a investir na bolsa

“Desde muito novo quando me perguntavam o que seria quando crescer, tinha só uma resposta: engenheiro civil. E assim foi. Sempre estive muito próximo da empresa e desde criança acompanhava as obras. Eu lembro de ter oito anos e ir com meu pai rodar pelas obras da MRV”, afirmou Rafael, que trabalha na companhia há 21 anos.

Com 41 anos de atuação, a MRV passou por diversos momentos desafiadores da economia brasileira. Para Rafael, o grande diferencial da companhia é como se deu o enfrentamento destes momentos difíceis.

“Nessas quatro décadas, a empresa conseguiu passar muito bem pelas crises. Conseguimos manter estabilidade ou crescer pouco, mas nunca regredimos. Nosso mercado é muito cíclico, com uso intensivo de capital, e no pós-crise boas oportunidades surgem. A MRV conseguiu aproveitar bem e ter crescimento acelerado depois de cada crise”, analisou.

Apesar do passado e presente de sucesso, a MRV se preocupa em se preparar para o futuro. Rafael prevê uma grande mudança no setor da construção civil e entende que a empresa não deve simplesmente esperar este momento chegar, mas sim estar entre os líderes desta transformação.

Durante a conversa, o executivo afirmou que haverá uma demanda expressiva no setor, por conta de uma questão de demografia e crescimento da população. No entanto, ele avalia que a forma de fazer negócios vai mudar.

“A empresa que continuar insistindo em fazer a mesma coisa será ‘uberizada’ durante esse período. Acredito que o mercado vai crescer, mas o modelo vai mudar. Se nós não fizermos isso, alguém fará”, disse Rafael.

PUBLICIDADE

O co-presidente da MRV ressaltou que se alguém for ‘uberizar’ o negócio, que seja a própria empresa. Segundo ele, a ideia é que a transformação aconteça de dentro para fora. “Vamos criar uma startup, que vai crescer e pode ser que mate o nosso negócio principal. Não tem problema desde que isso seja feito dentro de casa”, afirmou.

O executivo abordou ainda a necessidade de ouvir ideias o tempo todo para que a evolução seja constante. Em sua avaliação, todo CEO precisa ser humilde e entender que nem sempre é o melhor em tudo. “É fato que em RH ele não será melhor que o diretor da área, que em TI ele não será melhor que o diretor da área, que não será melhor que o diretor comercial. Na MRV acreditamos no empreendedorismo coletivo, onde cada um tem excelência em uma frente. O produto final é melhor quando tem a participação de várias pessoas”, explicou.

A MRV é a única empresa do setor que está presente em mais de 160 cidades do Brasil, é líder no mercado da construção civil entre os imóveis residenciais e possui mais de 400 mil casas e apartamentos lançados em 22 estados e no Distrito Federal.

Não perca tempo e ouça mais um episódio do podcast que traz os maiores nomes do setor imobiliário do Brasil.

Construcast

O Construcast é o podcast do MoneyLab, laboratório de criação do InfoMoney, em parceria com a OLXuma das maiores plataformas de compra e venda online do Brasil e a mais lembrada pelos consumidores para compra, locação e venda de imóveis; e com a CashMe, fintech do Grupo Cyrela que faz empréstimo com imóvel e garantia, sendo uma alternativa de funding para incorporadores e um parceiro estratégico para as imobiliárias.

O programa vai ao ar toda terça-feira, e conta com um trio bastante experiente na apresentação: Ricardo Reis, CEO da Reis Real Estate e professor e apresentador do Programa Imóveis no InfoMoney, Marcelo Dadian, diretor de Imóveis da OLX, e Juliano Bello, co-fundador da CashMe.

É possível seguir e escutar o programa pelo Apple PodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores de podcast.

PUBLICIDADE

Importante: A publicação acima é um conteúdo patrocinado, sendo que a Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (“InfoMoney”) não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo e informações disponibilizadas, não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações, não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. O autor ou empresa responsável pelo conteúdo estão indicados na própria publicação.