Chips

Qualcomm quer ir além de mercado de smartphones com novo chip 5G

O mais novo chip, chamado de modem X65, é a quarta geração do modem 5G da Qualcomm

arrow_forwardMais sobre

SÃO FRANCISCO – A Qualcomm lançou nesta terça-feira um novo chip para conectar dispositivos a redes 5G que espera que seja adotado para uso doméstico da internet e dentro de empresas como um concorrente do WiFi.

A projetista de microprocessadores norte-americana é o maior fornecedor de chips de modem, que conectam smartphones e outros produtos eletrônicos a redes de dados de telefonia celular. A Qualcomm pretende aproveitar as vantagens das velocidades mais rápidas possíveis com a tecnologia 5G para expandir sua presença em outros mercados.

O mais novo chip, chamado de modem X65, é a quarta geração do modem 5G da Qualcomm, mas o primeiro capaz de atingir velocidades máximas de download de até 10 gigabits por segundo, cerca de 10 vezes mais rápido do que os picos nas redes LTE anteriores e comparável aos serviços de banda larga de fibra.

O foco principal do novo chip serão as aplicações comerciais e industriais, como a conexão de computadores e equipamentos de escritórios corporativos diretamente aos serviços de computação em nuvem, quando uma rede WiFi tradicional não seria viável.

Outra funcionalidade será a de instalações de internet sem fio fixas, em que o equipamento 5G substituirá um serviço tradicional de internet de banda larga doméstica ou corporativa.

Cristiano Amon, que assumirá o cargo de presidente-executivo da Qualcomm em junho, disse que as redes poderiam oferecer uma opção mais rápida para pessoas que moram em bairros onde o serviço de internet por fibra óptica não está disponível.

Amon disse que o modem X65 será usado em 40 projetos de produtos diferentes para dispositivos sem fio de operadoras de telefonia que começarão a chegar aos mercados no segundo semestre de 2021.

Profissão Broker: série do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais estimulantes e bem remuneradas do mercado financeiro em 2021. Clique aqui para assistir.