Programa Caminhos da Escola deverá beneficiar volumes da Marcopolo

Compra de ônibus que será realizada em 2011 pelo governo também beneficiará os principais segmentos da Iochpe-Maxion

Publicidade

SÃO PAULO – Assim como esperado pela analista Sara Delfim, do Bank of America Merrill Lynch, o programa “Caminhos da Escola” será outro catalisador positivo para os resultados da Marcopolo (POMO4) e da Iochpe-Maxion (MYPK3) em 2011. Já foram adquiridos 12.091 ônibus escolares desde a criação do programa pelo Governo Federal em 2007, sendo que ainda neste ano o governo pretende adquirir mais 4.060 ônibus.

Segundo a analista Sara, a Marcopolo será a empresa mais beneficiada pelo programa em função da sua grande atuação no mercado de transporte de passageiros. Vale mencionar que a empresa foi responsável por aproximadamente metade de todos os ônibus leiloados, o equivalente a 2.030 ônibus em 2011 ou 11% do total de projeções de volume doméstico para a empresa.

Contudo, o banco não incorporou o acréscimo no volume doméstico em suas projeções para 2011, apontando ainda para os possíveis riscos de aumento da demanda por transporte aéreo no Brasil, exposição às diversas moedas estrangeiras  e pequena liquidez das ações.

Continua depois da publicidade

Com isso, a analista reiterou seu preço-alvo projetado para o final do ano em R$ 8,50, equivalente a um potencial de valorização de 14,5% com base nas cotações do fechamento da última terça-feira (30).

Impactos positivos também para a Iochpe-Maxion 
De acordo com o BofaML, o negócio de ônibus deverá representar 10% do total das receitas da Iochpe-Maxion neste ano, sendo que os segmentos de chassis e rodas para veículos pesados  serão os mais beneficiados pelo programa “Caminhos da Escola”, já que em ambos segmentos a empresa conta com participação de mercado superior a 60%. 

Com isso, qualquer demanda doméstica adicional deverá resultar em impactos positivos diretos para a companhia. Contudo, Sara destaca que não incorporou nenhum volume adicional para os resultados da empresa em função do programa.

Continua depois da publicidade

Apontando a recuperação nas vendas de caminhões e vagões de trem abaixo do esperado e os resultados de produção industrial mais fracos como os principais riscos para as ações da empresa, o BofaML optou por manter seu preço-alvo para o final do ano em R$ 29, equivalente a um upside de 20%, com base nas cotações do último fechamento (31).