Publicidade
SÃO PAULO – Os dados de produção da Petrobras (PETR3;PETR4) em outubro foram vistos com neutralidade pelos analistas do Itaú BBA. Os números registrados apontaram para estabilidade na produção média de petróleo e gás tanto na Bacia de Campos, quanto na produção exclusiva no País.
“Mais uma vez, a produção foi limitada pelas paradas de manutenção não programadas”, afirmaram os analistas Paula Kovarsky e Diego Mendes. Segundo a companhia, a produção foi especialmente prejudicada pela parada não programada da P-35 (Marlim), assim como pelo atraso no retorno de paradas programadas das plataformas PCE-1, PNA-1, PNA-2, P-18 e P-19.
Perspectivas para 2012
Os analistas esperam uma menor frequência dessas paradas ao final do ano, permitindo algum crescimento da produção da empresa ainda em 2011. Porém, as paradas de manutenção provavelmente continuarão em 2012, avaliam, restringindo o crescimento da produção.
Continua depois da publicidade
Paula e Mendes destacam ainda que a Petrobras fez um acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para evitar interrupções não planejadas, levando a um melhor planejamento e redução de custos. “No entanto, a maioria das plataformas deverá entrar em operação no final do próximo ano, o que significa que é muito improvável que 2012 traga um aumento na produção”, concluem.
Os analistas seguem com recomendação market-perform (desempenho em linha com o mercado) para os ativos PETR4, com preço-alvo para novembro de 2012 de R$ 29,30 por papel – o que configura um potencial de valorização de 36,28% em relação ao fechamento de sexta-feira (25).