Publicidade
SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou, nessa terça-feira (1), o início de operação comercial de seu primeiro Parque Eólico, com quatro usinas, no Estado do Rio Grande do Norte. A empresa investiu R$ 424 milhões na construção de um parque com produção total de 104 megawatts, o suficiente para suprir energia elétrica para 350 mil pessoas.
A companhia já realizou vendas de energia em leilão em 2009, prevendo que o sistema estaria em operação em julho de 2012, antecipando o início de operações em oito meses. A primeira usina, Potiguar, já estava em operação desde 26 de agosto, enquanto Cabugi e Mangue Seco entraram em operação no dia 24 de setembro e 6 de outubro, respectivamente.
A última usina, Juriti, foi realizada em parceria com a empresa Wobben WindPower, assim como a usina Potiguar. A empresa também contou com parceria com a Alubar Energia para construir a usina Mangue Seco, e da Eletrobrás (ELET6) para construir a Cabugi. As usinas são constituídas de 52 aerogeradores de megawatts cada e estão localizadas no entorno da Refinaria Potiguar Clara Camarão, às margens da Rodovia RN-221.
Continua depois da publicidade
A construção dessas usinas está alinhada com a estretégia da Petrobras de consolidar-se como uma empresa de energia, apresentando “elevado conteúdo de responsabilidade ambiental”, conforme comunicado da empresa.