Do Zero ao Topo

Primeira mulher a comandar a IBM na América Latina afirma que diversidade nas empresas precisa ser vista como um negócio

A trajetória de Assis é tema do 48º episódio do podcast Do Zero ao Topo

SÃO PAULO – As empresas precisam ver a diversidade como uma necessidade de negócio e não uma prática de responsabilidade social. Para Ana Paula de Jesus Assis — primeira mulher a ocupar o cargo de diretor da gigante da tecnologia IBM na América Latina — esta é a principal mudança que precisa acontecer nas empresas para que haja maior diversidade.

“Uma empresa não consegue ser inovadora sem ter diversidade de ideias, perspectivas e pontos de vista”, defende. “A partir do momento que você trata diversidade como um negócio, ela torna-se uma iniciativa como qualquer outra iniciativa de negócio da empresa. Coloca-se objetivos, métricas e pessoas competentes e capazes para fazer com que funcione bem”, completa.

PUBLICIDADE

A trajetória de Assis é tema do 48º episódio do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores.

A executiva, formada em engenharia da computação, entrou na empresa ainda como estagiária. Ela passou pelas principais áreas da empresa —como a venda de produtos e a diretoria de softwares — trabalhou na empresa em Nova York, passou uma temporada na China e, desde 2017, ocupa o cargo de presidente da IBM para América Latina.⠀

Como mulher e executiva, Ana Paula atua para criar ambientes de trabalho mais inclusivos, pautando a diversidade com um dos pilares de negócios para que cada vez mais grupos minoritários ultrapassem as barreiras e assumam posições estratégicas no mercado.⠀

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.