Conteúdo Patrocinado
Oferecido por Razonet

Primeira contabilidade digital do País ganha prêmio de inovação

Razonet alia alta tecnologia, atendimento humanizado e preços acessíveis em planos para pequenas empresas e microempreendedores individuais

Por  MoneyLab -

A startup de contabilidade digital Razonet vem se destacando no Brasil. Voltada a pequenas empresas que adotam o regime tributário do Simples Nacional e microempreendedores individuais (MEIs), tem crescido em ritmo acelerado e acaba de ganhar um prêmio importante de inovação.

Um de seus grandes diferenciais é o preço. Planos para MEIs custam a partir de R$ 55,30 por mês. Clientes do Simples pagam a partir de R$ 95,10. Esses valores aumentam de acordo com o número de funcionários, a quantidade de notas fiscais emitidas e outros fatores.

Mas o preço não é o principal diferencial da startup, segundo Luana Menegat, CEO da Razonet. O que a empresa tem de melhor, ela diz, é a combinação das mais modernas ferramentas tecnológicas do mercado com a oferta de um atendimento humanizado e consultivo. A startup se posiciona como a primeira empresa de contabilidade digital do País, um segmento distinto da contabilidade online.

“A contabilidade online tem foco na automação dos processos. A digital também faz isso, mas vai além. A gente se preocupa com a experiência do cliente, o atendimento é mais humanizado, mais consultivo. Nossa missão é acelerar o sucesso de pequenas empresas”, explica Luana. Ela cita o exemplo do atendimento por WhatsApp, que na Razonet é feito não por robôs, mas sim por pessoas, que respondem rapidamente os pedidos e dúvidas dos clientes.

Além dos serviços tradicionais de contabilidade, como assessoria contábil, fiscal, trabalhista e abertura de empresas, a startup também criou um banco próprio para os seus clientes. Ele oferece os principais serviços de um banco comum, como transferências por PIX, TED, cobrança de clientes, maquininha de cartão, cartão de débito ou de crédito pré-pago, seguro, além de linhas de crédito, antecipação de recebíveis e outros produtos financeiros.

Segundo a CEO da Razonet, com o banco, a empresa passa a oferecer um serviço completo de contabilidade e finanças, contribuindo para o sucesso de seus clientes de uma forma ainda mais ampla. “Podemos ajudá-los a prever uma dificuldade futura, um descasamento em seu fluxo de caixa, e a tomar as melhores decisões de financiamento”, exemplifica Luana, lembrando que contratação dos serviços do banco é opcional.

Clientes em 500 cidades
A Razonet começou a ser planejada em 2016 e entrou em operação no início de 2019. Foi fundada por Valdenir Menegat, sócio há trinta anos de um dos maiores escritórios de contabilidade do País, dedicado a grandes empresas, e por Odivan Cargnin, CFO de uma grande empresa listada em bolsa.

Com sede em Joaçaba, em Santa Catarina, a startup atende o Brasil todo. Em apenas dois anos, já conquistou mais 2 mil clientes, que se espalham por cerca de 500 cidades. Um desses clientes é a startup O Financeiro Online, que oferece o serviço de organização de rotinas financeiras para micro, pequenas e médias empresas. Segundo a fundadora da startup, Talita Nunes, o diferencial de inovação foi um dos motivos que a fizeram contratar a Razonet.

“Por termos um pilar inovador, percebemos que faria sentido ao nosso modelo de negócio ter uma rede de parceiros com essa mesma filosofia”, ela conta. Talita se diz muito satisfeita com a escolha. “O atendimento é rápido, a equipe é muito atenciosa, resolve as dúvidas. E eles têm o melhor custo-benefício para quem está em fase inicial e até mesmo quem já está no mercado se consolidando. É excelente ter um parceiro com essas características.”

A Razonet tem planos ambiciosos de crescimento. “O Brasil tem 19 milhões de empresas nos segmentos do MEI e do Simples Nacional”, lembra o sócio Cargnin. “A mesma revolução que ocorreu no setor financeiro, com o surgimento das fintechs, está começando agora no segmento da contabilidade. Nossa curva de crescimento vai acelerar muito.”

Em maio, a Razonet foi uma das vencedoras do prêmio Campeãs de Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã e pela IXL-Center, empresa de consultoria em inovação sediada em Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA), com base na metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi). Ganhou o prêmio de startup mais inovadora do Sul do Brasil. A Razonet também conquistou o selo de melhores empresas para se trabalhar, conferido pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe