Prévia operacional da Cyrela no segundo trimestre tem forte avanço, mas não anima

Analistas esperam evidências mais significativas de recuperação e esperam por um ano pior para construtoras

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SÃO PAULO – A prévia operacional da Cyrela (CYRE3) para o segundo trimestre deste ano trouxe um aumento de 65% sobre os lançamentos do ano anterior, para R$ 1,31 bilhão. No primeiro semestre, a empresa acumula investimentos de R$ 2,2 bilhões em novos projetos, mas ainda não capta a total confiança de analistas, que esperam um ano de crescimento mais moderado para a construção civil e aguardam por novas evidências de que a empresa caminha de volta à lucratividade.

A Cyrela concentra esforços para que este ano não repita o de 2010, quando 40% dos lançamentos ficaram concentrados no quarto trimestre, prejudicando o desempenho acionário da companhia. O número de lançamentos no primeiro trimestre superou em 15% as estimativas de R$ 1,1 bilhão do Citigroup e em 8% o valor estimado pelo banco para os lançamentos no primeiro semestre. O volume comercializado representa 37% do ponto médio do guidance de vendas para este ano.

Lançamentos seguem concentrados no segundo semestre 
Para a Planner, os números apresentados continuam a concentrar os lançamentos na segunda metade do ano, como a companhia faz há alguns anos, contudo não desapareceram os riscos de os lançamentos novamente ficarem para o último trimestre. “O mercado imobiliário vem mostrando sinais de desaceleração no ritmo de vendas”, lembra a corretora.

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Este deve ser um ano de crescimento menor para as contrutoras e incorporadoras, tanto em termos de lançamentos quanto de vendas, e também com maior pressão de custos, diz a Planner. O comportamento da maioria das ações das construturas listadas em bolsa já refletiria esta acomodação, segundo a corretora.

O Citigroup, por sua vez, não alterou a recomendação de manutenção. O analista Dan McGoey prefere esperar por sinais mais efetivos de recuperação, com exposição a outras ações no setor.