Podcast "Banco Imobiliário"

Por que este pode ser o melhor momento para investir no setor hoteleiro no Brasil

Roland Bonadona, consultor do mercado hoteleiro com mais de 40 anos no grupo Accor, é o convidado do segundo episódio do novo podcast do InfoMoney

SÃO PAULO – A crise vivida pelo mercado hoteleiro no Brasil, em um contexto de encolhimento da própria economia e após um ciclo de investimento muito forte no setor, pode estar ficando para trás.

Segundo Roland Bonadona, consultor do mercado hoteleiro com mais de 40 anos no grupo Accor, até 2014, a indústria brasileira estava em uma situação confortável, com uma taxa média de ocupação de 65%.

À medida que a economia entrava em uma crise, contudo, a situação foi piorando, com um contexto agravado pela realização de grandes eventos esportivos no país – Copa do Mundo e Olimpíadas –, que levaram a uma supercapacidade do setor.

Ao participar do mais novo podcast do InfoMoney, o “Banco Imobiliário”, Bonadona afirmou que o mercado hoteleiro adentrou o período de maior dificuldade na virada de 2014 para 2015.

“Praticamente por 24 meses, teve uma queda tremenda da demanda e da diária de hotéis. Nesse período, tivemos uma queda de 18% da taxa de ocupação dos hotéis e de 25% da diária corrigida pelo IPCA”, afirmou o executivo, apontando para uma perda de receita da ordem de 40%. “Foi um momento muito difícil e uma queda histórica.”

A reação, contudo, foi dura e o setor passou os dois últimos anos batalhando para retomar o patamar pré-crise. Hoje, o consultor assinala que a praça de São Paulo, por exemplo, já apresenta uma taxa de ocupação próxima de 70%, acima do nível antes de 2015.

O desafio, agora, é retomar as tarifas, mas o executivo francês, que chegou a comandar o grupo Accor em toda América, está otimista.

“Acredito que não tem melhor momento para investir na hotelaria, porque a demanda está de volta, a taxa de ocupação dos hotéis está subindo e os preços começam a se recuperar”, observou. “Os hotéis fizeram um trabalho de redução de custo importante. Vai ter uma recuperação das vendas e a oferta está absolutamente limitada.”

Para conferir a visão completa de Bonadona sobre o mercado hoteleiro e entender por que a situação está tão diferente no Brasil e no mundo, vale escutar o segundo episódio do “Banco Imobiliário”.

Apresentado por Marcelo Hannud, sócio especialista em mercado imobiliário da XP Asset, e por Beatriz Cutait, editora de Investimentos do InfoMoney, o podcast pode ser ouvido nas plataformas Apple Podcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcasts, Castbox e demais agregadores de podcast. Você ainda pode conferir o programa na íntegra em nosso canal no YouTube.

Com foco no mercado imobiliário, o podcast “Banco Imobiliário” conta com episódios semanais e com convidados que são figuras de peso no setor, como Walter Torre (WTorre), Carolina Burg (JFL Realty) e Giancarlo Nicastro (SiiLa Brasil).

Invista no mercado imobiliário via fundos com a melhor assessoria e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Rico