Por que a ação da dona do Posto Ipiranga caiu 4%? Pergunta para o Santander

Uma das "queridinhas" da Bolsa, ações da Ultrapar tiveram a maior queda diária desde outubro de 2012; banco aponta 5 motivos para esperar resultados fracos no próximo trimestre

Thiago Salomão

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SÃO PAULO – Se você assiste televisão, certamente já ouviu o famoso slogan “melhor perguntar no Posto Ipiranga” nas propagandas da rede de postos controlada pela Ultrapar (UGPA3). Pois bem, essa deve ter sido a resposta que muitos investidores ouviram nesta segunda-feira (19) quando viram as ações da companhia caírem 3,74% – sua maior queda diária desde outubro de 2012 -, fechando a cravados R$ 54,00. Mas o que pressionou uma das melhores ações dos últimos anos da bolsa brasileira?

Se o Ipiranga não soube responder a essa pergunta, certamente o Santander pode resolver a questão. Um relatório divulgado hoje pela equipe de análise do banco e assinado pelos analistas Christian Audi e Gustavo Allevato trouxe 5 fatores para esperar que a holding Ultrapar apresente resultados mais fracos na temporada de balanços do 2º trimestre, prevista para começar em meados de julho.

Diante dessa expectativa pessimista, a dupla de analistas do banco optou por reduzir preço-alvo esperado no final do ano para os ADRs (American Depositary Receipts, ou os recibos de ações da empresa listados na Bolsa de Nova York) da Ultrapar, de US$ 30 para US$ 28,40 – o novo “target” aponta um potencial de valorização de 16,78% em relação ao fechamento desta segunda-feira. A recomendação de compra, no entanto, foi mantida pelo banco.

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Divulgado na última quinta-feira, o resultado da Ultrapar no 1º trimestre de 2014 mostrou um lucro líquido de R$ 249,3 milhões, praticamente estável na comparação com o mesmo período de 2013, em um balanço marcado por melhoras operacionais mas ofuscado por maiores despesas financeiras. Para Audi e Allevato, o cenário atual mostra maiores riscos para a companhia – mesmo embora ela tenha elevado seu guidance (projeções) -, o que justificou um ajuste para baixo nas projeções de resultados e, consequentemente, no preço-alvo esperado para os papéis negociados em Bolsa.

Queda de mais um titã?
Em meio ao cenário tão turbulento na Bovespa nos últimos anos, a Ultrapar era tida como um “porto seguro” para a maior parte dos investidores, que viam no modelo de negócios da companhia a ausência de “surpresas” desagradáveis mesmo em momentos difíceis para a economia. A boa avaliação do mercado estava precificada nas ações: de 2009 até 2013, a Ultrapar ganhou cerca de 400% de valor de mercado, enquanto o Ibovespa (principal índice de ações da Bolsa) subiu cerca de 37%.

As ações da Ultrapar tiveram queda nos três pregões pós-divulgação do balanço do 1º trimestre, indo de R$ 58,00 para R$ 54,00. Com isso, o desempenho dos papéis em 2014 virou para o negativo, marcando queda de 2,16%.

Veja abaixo os 5 fatores para o pessimismo do Santander com a Ultrapar:

1) Dois dias a menos do calendário, o que pode afetar os volumes da Ipiranga em até 3%

2) Maiores gastos com marketing para a Ipiranga devido à Copa do Mundo. Segundo o Santander, a grande audiência do evento no mundo todo deve fazer com a companhia gaste mais em propaganda, em dólares, para tentar reforçar sua imagem no mercado.

3) Difícil comparação com o mesmo trimestre de 2013. O Santander lembra que em março do ano passado ocorreu um aumento no preço da gasolina, o que favoreceu a companhia no segundo trimestre. Porém, neste ano não tivemos reajuste nos preços das refinarias, ou seja, não haverá um fator para impulsionar a companhia no segundo trimestre.

4) Impacto negativo das operações da Oxiteno na Venezuela. Apesar de seu tamanho pequeno – representa apenas 1,5% do Ebitda consolidado da companhia -, a expectativa é que as operações na Venezuela tragam nenhum impacto positivo no Ebitda do segundo trimestre.

5) Problemas na Ultragaz. Se por um lado a alta nas temperaturas aumente a demanda, por outro lado a companhia ainda terá despesas de requalificação de ativos, que devem se encerrar no segundo trimestre.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers