Petrobras ganha dinheiro com preço do combustível no Brasil? Não é bem assim…

A estatal até começou o ano com um prêmio na venda de gasolina e diesel, mas com a alta do dólar e do petróleo, a companhia passa agora a ter prejuízo com o negócio
Posto de combustíveis da Petrobras
Posto de combustíveis da Petrobras

Publicidade

SÃO PAULO – Muito se ouve por aí que a Petrobras (PETR3; PETR4), apesar de toda a crise pela qual está passando, “ganha dinheiro” vendendo combustível no Brasil, já que o petróleo caiu forte e os preços por aqui não foram reajustados. Até cerca de quinze dias, quem dizia isso estava certo, mas as coisas mudaram e a estatal já não está se dando tão bem assim.

A equipe da XP Investimentos explica que “a defasagem de preços chegou a bater 30% de prêmio no mercado doméstico tanto para gasolina quanto para o diesel, porém agora está com deságio em relação a gasolina e um pequeno prêmio em relação ao diesel”.

No caso da gasolina, o preço do derivado chegou a atingir a mínima em reais em janeiro deste ano. Porém, com a alta do dólar e o “retorno” do petróleo, que voltou a subir, hoje a Petrobras compra gasolina e vende com um desconto em relação ao preço comprado de cerca de 5%. “Nessa conta a Petrobras está começando a gerar novamente prejuízo”, afirma a XP. Veja no gráfico abaixo:

Continua depois da publicidade

gráfico gasolina

Já em relação ao diesel – o derivado mais importante para a Petrobras, pois representa 42% do volume de derivados vendidos, enquanto que gasolina chega a 25% -, a estatal ainda vende aqui com prêmio em relação ao mercado internacional.

Porém, ressaltam os analistas, a própria presidente Dilma declarou aos caminhoneiros, para o encerramento da greve, que o diesel não será reajustado pelos próximos 6 meses. “Se o dólar e o petróleo permanecerem em elevação, teremos um desconto em relação ao diesel comprado lá e o vendido aqui, gerando, novamente, prejuízos a companhia”, disse a XP. Hoje o diesel por aqui ainda está com prêmio de 8%, ainda dando lucro para a Petrobras. Confira:

gráfico diesel

Com isso, é possível comprovar que a Petrobras realmente começou o ano ganhando quando o assunto é a venda de combustíveis. Porém, desde a última semana o cenário mudou, e pode se tornar ainda pior daqui pra frente se o dólar e o petróleo seguirem no ritmo de alta. “Seguimos céticos em relação a companhia e não recomendamos exposição ao ativo. Uma das poucas petrolíferas no mundo que sofre quando o petróleo sobe”, completaram os analistas.


Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.