Petrobras fecha acordo com empresa japonesa para analisar projetos no pré-sal

Objetivo do acordo seria iniciar um estudo de viabilidade técnica para o projeto de dutos flexíveis na região, explica a empresa via nota

Publicidade

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou nesta quarta-feira (11) a assinatura de um acordo com a Jogmec (Companhia Japonesa de Óleo, Gás e Metais, na sigla em inglês), a fim de dar início aos estudos sobre a viabilidade técnica para o projeto de dutos flexíveis que serão utilizados para a produção de petróleo na região do pré-sal.

Conforme informado pela estatal, essa é a segunda atividade colaborativa que será realizada entres ambas empresas, cujo relacionamento teve início em dezembro de 2005, com um acordo de colaboração em atividades nas áreas de exploração e produção de petróleo e gás.

Posteriormente, foram realizados estudos em 2006 sobre sistemas FPSO (flutuantes para produção, armazenamento e transferência) com casco em formato cilíndrico (mono-coluna). De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, a atividade foi encerrada “com êxito e apresentando resultados promissores”.

Continua depois da publicidade

Com prazo de conclusão para dezembro de 2014, a Petrobras destaca que “quando o projeto estiver tecnicamente validado, será avaliada a oportunidade de se instalar uma fábrica no Brasil”.