Aquisição de ativos

Petrobras compra empresa de fertilizantes da Vale por US$ 234 milhões

Pagamento será feito com receita proveniente de arrendamento dos direitos minerários de titularidade da Petrobras à Vale

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3PETR4) assinou acordo com a Vale (VALE3VALE5) para a compra da Araucária Nitrogenados, empresa de fertilizantes localizada em Araucária, no estado do Paraná. O valor da operação é de US$ 234 milhões, conforme comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira (18), com o pagamento sendo feito com a receita proveniente do arrendamento dos direitos minerários de titularidade da Petrobras à Vale, em Sergipe.

A Araucária Nitrogenados possui uma planta com capacidade para produzir 700 kta (mil toneladas por ano) de ureia, 475 kta de amônia e 450 mil metros cúbicos por ano de Arla 32. A matéria-prima utilizada é o resíduo asfáltico fornecido pela Repar (Refinaria presidente Getúlio Vargas).

Desta forma, de acordo com a petrolífera, “a planta complementa os demais ativos de fertilizantes da Petrobras, possibilitando maior proximidade com os mercados de São Paulo e Paraná, maior disponibilidade de armazenamento e modais de transporte, otimização do mix de produção de cada fábrica para atender aos perfis de seus mercados adjacentes e potenciais sinergias com a Repar”.

A aquisição, aprovada pelo Conselho de Administração da companhia, não dependerá de aprovação da Assembleia Geral e nem ensejará em direito de recesso aos acionistas.  A transferência do controle está sujeita à satisfação de condições precedentes, informou a Petrobras, inclusive a aprovação pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).