Do Zero ao Topo

99: Paulo Veras e os bastidores da criação do primeiro unicórnio brasileiro

A trajetória completa de um dos principais empreendedores brasileiros e criador da 99 é tema do 59º episódio do podcast Do Zero ao Topo

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O empreendedor Paulo Veras é hoje conhecido por ser um dos fundadores da 99 — o aplicativo de transportes que se tornou o primeiro unicórnio (startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão) brasileiro. Mas as bases para a construção desta trajetória empreendedora de sucesso começaram muito antes disso.

O currículo de Veras inclui a criação de um negócio nos primórdios da internet no Brasil (uma empresa chamada Tesla), a dedicação de anos da carreira à ONG Endeavor e até a fundação de uma startup de compras coletivas que acabou quebrando.

Aprenda a investir na bolsa

“Eu não teria conseguido construir as coisas que construí se não tivesse passado pela Endeavor, por exemplo, e aprendido muita coisa por lá”, conta Veras, que comandou a ONG no Brasil entre 2004 e 2008.

A trajetória completa do empreendedor é tema do 59º episódio do podcast Do Zero ao Topo.  É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores.

A 99 foi fundada em 2012 — ano em que uma série de outros aplicativos de transportes começaram a chegar ao país — incialmente para corridas de taxi. Veras, na época com quase 40 anos, construiu o negócio com dois sócios: Ariel Lambrecht e Renato Freitas, que tinham 29 anos.

“Nós tínhamos muito menos dinheiro que os concorrentes. Mas tínhamos competências muito complementares e o que precisava para fazer o negócio dar certo”, diz Veras, que afirma que a base para a construção da 99 foi contratar funcionários jovens com mentalidade empreendedora e desenvolver um produto focado na experiência do cliente.

Durante o desenvolvimento do negócio, Veras ainda descobriu que estava com leucemia, em 2015, e iniciou um processo intenso de tratamento enquanto ainda comandava a empresa.

Com o acirramento da competição entre 99 e Uber no Brasil, Vera e seus sócios venderam a 99 para a chinesa Didi Chuxing no começo de 2018. Para conferir a história completa, ouça o podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

PUBLICIDADE

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.