Conteúdo Patrocinado
Oferecido por

Patrícia Anastassiadis conta como a arquitetura tem a capacidade de curar a cidade

Uma das principais arquitetas do país é a convidada do 10º episódio do Construcast

O Construcast dessa semana conversa com Patrícia Anastassiadis, que está à frente de um dos principais escritórios de arquitetura do Brasil.

Patrícia Anastassiadis queria ser estilista de moda, mas esse plano acabou não dando certo. Ainda bem! Sem nenhum curso sobre a profissão no Brasil, ela seguiu o conselho da mãe e foi cursar arquitetura. Durante a faculdade, se apaixonou pelas pranchetas e projetos.

PUBLICIDADE

Logo após a formatura, a arquiteta já teve o primeiro grande desafio da carreira. Ainda sem experiência, enfrentou a desconfiança de muitos ao ser contratada como responsável pelo projeto do restaurante Filomena, de Roberto Suplicy. Daí em diante, “sem medo”, como costuma falar, trilhou uma carreira de bastante prestigio.

Patrícia também comenta neste episódio como é a relação, nem sempre amigável, entre incorporadoras e arquitetos. Além, da maneira como ela encara a própria profissão.

“A arquitetura é uma relação direta com o ser humano”, conta. “O arquiteto tem uma responsabilidade que não é só civil e criminal. Ela também é social. A gente constrói uma cidade. Você tem uma função em que você tem que ser médico, é quase uma medicina. Eu estava conversando com meu clínico-geral sobre isso. Eu tenho a capacidade de deixar uma pessoa deprimida ou feliz, dependendo do espaço que eu criar para ela”, explica.

CONSTRUCAST

O Construcast é o novo podcast do MoneyLab, laboratório de criação do InfoMoney, em parceria com a OLX e a CashMe.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 6h, e conta com um trio bastante experiente na apresentação: Ricardo Reis, CEO da Reis Real Estate e professor e apresentador do Programa Imóveis no InfoMoney, Marcelo Dadian, diretor de Imóveis da OLX, e Juliano Bello, CEO da CashMe e diretor administrativo da Cyrela.