Publicidade
SÃO PAULO – Os analistas do Citi demonstraram preocupação com a sustentabilidade das margens no setor de alimentos, em meio à expectativa de manutenção da trajetória de alta nos preços grãos.
Por sua vez, o cenário de carne bovina se mostra mais favorável do que o das aves, uma vez que as empresas de carne foram capazes de enfrentar a alta dos preços do gado, contando ainda com a perspectiva de que os custos continuarão a cair.
Desempenho
Analisando o setor alimentício no último mês de 2010, os analistas do Citigroup apontaram que a Marfrig (MRFG3) foi a líder do setor, com alta de 19% na passagem mensal, mostrando recuperação frente aos fracos resultados apresentados em novembro.
Continua depois da publicidade
Já os preços dos papéis da Minerva (BEEF3) e da BR Foods (BRFS3) avançaram 8% e 7% respectivamente. Assim, as recomendações para as ações das empresas são: Marfrig com compra, Brasil Foods com venda e Minerva com manutenção.
De acordo com os analistas do Citigroup, Carlos Albano e Marcio Kawassaki, no cenário de curto prazo, o segmento de aves melhorou devido à alta nos preços médios de exportação, fato que também deverá compensar parte das pressões nos custos causados pelo segmento de grãos.
Exportações
Frente as exportações, o segmento de aves ficou mais uma vez em destaque, apresentando preços mais elevados, com 3% de avanço na passagem mensal, embora com volumes ligeiramente menores, recuando 1% na mesma base de comparação. A carne bovina por sua vez se recuperou, apresentando um aumento de 6% nos volumes, na comparação anual, além de manutenção nos preços.
Continua depois da publicidade
Matéria prima
Os analistas do Citigroup, permanecem otimistas em relação ao setor de grão. Assim, indicam que apesar do Conab ter revisado para cima suas estimativas de produção de milho e soja para a safra 2010/2011, quando comparado com o último levantamento mensal, as novas saídas serão ainda mais baixas do que a safra anterior. Ainda, há uma forte possibilidade de impacto negativo com o fenômeno La Niña, afetando o próximo mês.
Os preços do gado no Brasil começou a declinar e o mercado futuro indica preços menores daqui para frente. Já o preço do leite continua a aumentar na comparação mensal , devido ao desenvolvimento de pastagens secas o que afeta o volume de coleta do produto, no entanto o mercado estima preços mais baixos daqui para frente, com a volta do período de chuvas.