Papéis da Vale estrearão em Hong Kong no dia 8 de dezembro

Empresa confirma dia de estreia; certificados equivalerão a uma ação ordinária ou uma ação preferencial cada

Por  Giulia Santos Camillo

SÃO PAULO – Confirmando os rumores, a Vale (VALE3, VALE5) anunciou nesta quinta-feira (2) que seus certificados de depósitos de ações estrearão em Hong Kong no dia 8 de dezembro, às 9h30 (horário local). Os papéis corresponderão a uma ação ordinária ou uma ação preferencial, sendo negociados em lotes de 50.

A empresa solicitou a autorização para uma listagem secundária na bolsa de valores de Hong Kong, visando “incluir até 259.242.052 certificados de depósitos ordinários lastreados em ações ordinárias e até 393.470.993 certificados de depósitos preferenciais lastreados em ações preferenciais Classe A, cada um denominado em dólares de Hong Kong, sem valor nominal”.

Cabe ressaltar que a empresa apenas está listando seus papéis em Hong Kong, o que significa que não haverá uma emissão ou venda de ações em conexão com essa operação.

Detalhes
Conforme informações da Vale, os HDRs (Hong Kong Depositary Receipts) serão baseados em HDSs (Hong Kong Depositary Shares) ordinários ou preferenciais classe A depositados com o banco Bradesco (custodiante), na conta do JPMorgan Chase (agente depositário).

“Os detentores de HDR não serão tratados como acionistas da companhia e não terão quaisquer dos direitos dos acionistas, que são regidos pela legislação brasileira. O agente depositário do HDR ou seu representante será o proprietário registrado dos HDSs”, informou a Vale. 

Conversão de ações e ADRs em HDRs
Por outro lado, os acionistas que desejarem transformar suas ações ordinárias ou preferenciais negociadas na BM&F Bovespa ou na Latibex (Madri) em HDRs poderão fazê-lo, por ocasião, após a publicação do documento de listagem, através de operações junto ao custodiante.

Já os detentores de ADRs (American Depositary Receipts) que quiserem converter seus papéis em HDRs deverão cancelar os certificados listados na Nyse ou negociados na Nyse Euronext Paris, fornecendo instruções para a conversão dos ADRs cancelados em HDRs. “Para os detentores de ADRs que desejarem converter seus ADRs em HDRs usando esse procedimento, será necessário preencher um formulário de conversão”, disse a Vale, que pode ser encontrado no site do agente depositário de ADR. A conversão deve ser completada em três dias úteis, assim como a conversão de ações ordinárias ou preferenciais em HDRs. 

Compartilhe