Pão de Açúcar planeja ganhos de sinergia e redução de despesas para mitigar custos

"Esse é ano desafiador, o primeiro trimestre não foi menos do que estamos enxergando para frente", disse o diretor-presidente da empresa, Ronaldo Iabrudi

Reuters

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SÃO PAULO – O Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) tem planos de ganhos de sinergia e de redução de despesas para mitigar pressão de custos do início do ano, disse nesta sexta-feira o diretor-presidente da empresa, Ronaldo Iabrudi, antevendo estabilização da rentabilidade no ano frente a 2014.

“Esse é ano desafiador, o primeiro trimestre não foi menos do que estamos enxergando para frente”, disse. “Pela situação macroeconômica do país, temos planos específicos de ganhos de sinergia e redução e otimização de despesas que estamos trabalhando e implantando ao longo de 2015 para mitigar pressão de custos que tivemos nesse início do ano”, completou.

A ideia é ampliar as sinergias entre as companhias do grupo, como promover o compartilhamento de centros de distribuição entre Cnova e Via Varejo, por exemplo. Haverá ainda programas de eficiência energética, cujos efeitos devem ser sentidos nos próximos trimestres.

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“Estamos fazendo todos os esforços para ter uma rentabilidade próxima ao ano de 2014. Sabemos que 2015 está sendo e deve ser mais difícil”, disse Iabrudi em teleconferência com analistas.

No período de janeiro a março, o GPA teve queda de mais de 20 por cento no lucro líquido, pressionado pela baixa do resultado do segmento alimentar, e apesar do bom desempenho da empresa de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo.

No primeiro trimestre, a margem bruta consolidada caiu 1 ponto percentual, para 24 por cento, com queda de 0,2 ponto do segmento alimentar.

As ações da companhia caíam 2,6 por cento às 12h40, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 0,24 por cento.

Apesar do resultado, o presidente do grupo declarou que a Via Varejo sente mais os efeitos do cenário macroeconômico adverso, enquanto o segmento alimentar é mais resiliente.

A companhia anunciou nesta sexta-feira que a bandeira Extra investirá 100 milhões de reais a partir deste mês em modernização de lojas para ampliar as vendas.

O objetivo é criar mais espaço nos corredores dos supermercados e hipermercados, além de criar ambientes especializados, como padarias e açougues, para melhorar a experiência de compra, disse Laurent Cadillat, diretor executivo do Extra.