Marketing Digital

Os Segredos do Growth Global da Motorola

Neste episódio de ROI HUNTERS, Fabio Purcino, head global de marketing para varejo da Motorola, comenta a estratégia de growth global da companhia.

A Motorola é uma multinacional americana com o foco na venda de smartphones e tablets com o sistema operacional Android. Atualmente atende a nível Global, com sedes em diversos países, milhares de pontos físicos e funcionários em todos os lugares do mundo.

Você já imaginou a dificuldade que é gerenciar um marketing a nível global? Neste episódio de ROI HUNTERS os Hosts Dener Lippert, Guilherme Lippert e Joao Vitor entrevistam Fabio Purcino, um Brasileiro que é head global de marketing em varejo da Motorola para falar de Growth Global.

Fabio Purcino conta um pouco da sua trajetória de como chegou ao cargo de Head Global em Marketing para varejo. Tira algumas dúvidas sobre as dificuldades em gerenciar um marketing global, como o exemplo levantado por Dener Lippert: “Se a Bulgária não está vendendo, a culpa é sua?”.

Head de Marketing Motorola usa os próprios produtos?

“É muito difícil você trabalhar em uma empresa em que você não acredita no produto, e mais difícil ainda é você vender um produto que você não usaria. Eu testo os produtos, alguns meses antes. Times completos de diferentes áreas da empresa começam a testar, temos um programa dentro da companhia só para coletar feedback durante esse desenvolvimento.”

A partir desse programa para coletar feedback, os colaboradores da empresa podem dar sua opinião e sugestões sobre a usabilidade e a eficiência do produto.

Como fazer marketing no mundo inteiro? O mesmo produto é lançado em todos os países?

“Do ponto de vista de produto, acabamos tendo algumas variações. Por exemplo, um mesmo produto pode ter nomes diferentes em diferentes regiões. O aparelho V3, lançado em 2014, era chamado RAZR em outros países.

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Já as campanhas de Marketing Global passam por diversos Stakeholders, desde todos os responsáveis internos até o alinhamento com os responsáveis regionais, que têm toda a expertise cultural de cada região. É discutido com cada região a proposta da campanha de Marketing e moldado para as peculiaridades de cada uma.”

Quais as estratégias dos pontos de vendas no longo prazo? Pensa em continuar abrindo loja?

“Acredito que a estratégia de canal direto é uma realidade não só para esse mercado como para diversos mercados. É muito mais uma conexão da marca direto com o consumidor, um entendimento maior de jornada de compra, experiência de compra. Em um lugar só, oferecer 100% do seu mix de produtos.

Porém, o omnichannel acontece quando vai para os dois lados, online e offline. Se fala muito de como comprar online e ter o suporte na loja física mas pouco se fala na loja física dando suporte a compra online, acredito que o omnichannel é o futuro.”

Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital do Infomoney.