O desafio de migração de dados dentro do GPA

Iniciativa é uma das estratégias da companhia para atingir o objetivo de dobrar a participação de vendas online até 2024

Mariana Amaro

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Um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil vai fazer uma migração importante: o GPA (PCAR3) migrará mais de 600 servidores e cerca de 250 sistemas da sua atual infraestrutura para criar uma base tecnológica moderna e inteligente dentro da nuvem do Google. Essa será uma das primeiras etapas no processo de transformação digital que a companhia está vivendo e é uma das ações da empresa para dobrar a participação de vendas online da companhia até 2024, de 10% para 20%.

“Vamos movimentar seis petabytes de dados”, afirma Robledo Castro, CIO do GPA. Serão seis milhões de gigabytes de dados transferidos, que possibilitarão o uso intensivo de informações, a unificação dos canais e ganhos com soluções baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning. Com a complexidade e quantidade de dados que serão migrados, estão participando do projeto parceiros de peso como Accenture, SoftwareAG, Semantix, Teradata e Kyndryl.

Robledo Castro, CIO do GPA (Foto: Divulgação)

Com isso, a varejista pretende gerar novas oportunidades de negócios e ganhar eficiência. “Isso representa um salto tecnológico. Trará escalabilidade e flexibilidade e vai nos ajudar a alavancar o impacto da tecnologia no negócio, com soluções mais inteligentes e rápidas”, afirma.

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Com a mudança, além de gerar novos negócios e modernizar o ambiente digital da companhia, o GPA espera ter uma redução de custos por volta de 30% nos próximos cinco anos.

Entre os ganhos para o negócio, Castro avalia que será possível atingir um alto nível de personalização e experiência quase imediatos. “Hoje, isso acontece a muito custo. Qualquer adaptação precisa ser feita de forma manual e isso penaliza o consumidor. Com a migração, estamos mirando na estratégia de dobrar a venda digital até 2024 – de 10% para 20%”, diz Castro.

“A tecnologia de nuvem inteligente e confiável tem sido uma aliada cada vez mais essencial para que empresas de todos os segmentos possam impulsionar a transformação digital, alcançar operações eficientes e criar melhores experiências para os clientes”, diz Marco Bravo, head do Google Cloud Brasil. “Ao unir o compromisso com a inovação do GPA e o melhor da tecnologia de nuvem do Google, podemos ajudar na construção de soluções cada vez mais alinhadas com as expectativas de conveniência do cliente do varejo alimentar, uma indústria que está presente no dia a dia de todos nós”, complementa.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.