O Diretor de Marketing que conquistou o mundo dos investimentos

Episódio do ROI Hunters traz CMO da XP Investimentos

MoneyLab

Publicidade

O número de investidores em renda variável segue em crescimento no Brasil. Dados divulgados pela B3 mostram que 3,8 milhões de contas estavam cadastradas na bolsa em junho de 2021, frente a 2,2 milhões em 2019 – um aumento de 43%. Nesse quesito, a XP Investimentos foi uma das precursoras no segmento de atuação, auxiliando milhões de pessoas.

Neste episódio do ROI Hunters, Guilherme Lippert, Cofundador e Key Account Manager da V4 Company, e Fernando Miranda, head de Marketing do InfoMoney, convidam Lisandro López, Chief Marketing Officer da XP Investimentos. Descubra quais foram os pontos chaves para o crescimento de uma das maiores assessorias de investimentos do Brasil.

No início do programa, López conta um pouco sobre sua trajetória à frente de outras companhias, entre elas a Red Ventures, venture builder em que foi Vice-Presidente, e na gestora americana Capital Research, na qual foi cofundador.

Continua depois da publicidade

López diz que o mercado brasileiro de marketing em performance ainda era escasso até pouco tempo atrás, se comparado com os Estados Unidos. “O modelo da Red Ventures lá no mercado estrangeiro sempre foi de analytics, dados, teste etc. Já o cenário brasileiro sempre teve o foco muito em comunicação e branding”, completa.

Ele compartilha que, na época, decidiu construir times do zero. “Começamos a recrutar Engenheiros de universidades renomadas como ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Poli (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e IME (Instituto Militar de Engenharia). Pessoas que nunca trabalharam com marketing mas que trabalham de forma objetiva e assertiva”, analisa.

Segundo ele, os profissionais de engenharia são pessoas que têm fácil domínio de aprendizagem, possuem um alto volume de execução dentro da área de atuação e são curiosos, quesitos fundamentais no mercado atualmente.

Desde abril como CMO da XP Investimentos, López diz que é muito exigente e prefere contratar poucos profissionais, mas de alto nível de qualificação. “99% das pessoas não sabem demitir pessoas, assim como eu, por isso, a melhor regra é aumentar a régua e contratar bem”, finaliza.

Conheça a trajetória do executivo que fez parte de grandes empresas e que agora está revolucionando o mercado financeiro. Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.