5 dicas para ser mais criativo nos negócios

Questionar o próprio modelo de negócios é a base para ser criativo nos negócios. As boas respostas começam com boas perguntas

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – A criatividade pode ser a peça-chave para ganhar mercado e dar lucro ao negócio. Sabendo disso, a especialista em criatividade para inovação, Adriana Baraldi, e o sócio diretor da iSetor, Erick Krulikowski, dão cinco dicas para alavancar a criatividade nos negócios:

Seja questionador
Questionar o status quo e o próprio modelo de negócios é a base para ser criativo nos negócios. As boas respostas começam com boas perguntas, e por isso o exercício do questionamento livre pode ajudar bastante.

O teste dos “Por quês” ajuda a desmontar respostas e falsos argumentos e contribui para imaginar cenários. “A Motorola nasceu fabricando rádios para carros, mudou radicalmente de negócio e se tornou conhecida pela produção de celulares”, disseram os executivos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Seja um articulador de ideias e de pessoas
Um ambiente criativo é um ambiente onde o fluxo de pessoas e ideias é livre. A capacidade de articular essas peças é que faz com que uma empresa seja criativa. Para isso, também é importante exercer o desapego da autoridade: mais do que promover a “sua” ideia, é importante conduzir o grupo para chegar a uma boa solução para a empresa.

Envolva e motive as pessoas
A criatividade tem mais resultados nos negócios se não ficar presa a um grupo específico da organização. Os especialistas dão um exemplo:

“Uma empresa da Costa Rica que exporta abacaxis motivou seus colaboradores da seguinte forma: se alguém tivesse uma ideia que pudesse diminuir os custos da empresa, receberia uma premiação em dinheiro, não importando em qual nível hierárquico estivesse. Um dos empregados que trabalhava carregando e armazenando os abacaxis teve a ideia de mudar o tamanho padrão das caixas de armazenamento com apenas alguns centímetros a mais em cada um delas. Com isso, foi possível armazenar mais abacaxis em um volume e milhares em cada contêiner, fazendo a empresa diminuir seus custos de exportação”.

Continua depois da publicidade

Pense em soluções simples e diferentes para os problemas
“A criatividade tem a ver com a forma que encaramos os problemas e com a combinação de ideias que utilizamos nessa abordagem”. Neste sentido, as técnicas de Pensamento Lateral, que estimulam as pessoas a verem os problemas sob outra perspectiva, podem ajudar bastante.

Encontre o equilíbrio entre a organização e a desorganização
Até a criatividade deve ser, de certa forma, planejada. Nos negócios, é preciso equilibrar soluções criativas com processos já bem conhecidos pela empresa, para manter todos da equipe criando, sem esquecer de sua produtividade.