“Nosso modelo de trabalho garante alta consistente do ticket médio”, diz Totvs

Segundo a empresa, mesmo com a redução das vendas no trimestre, maior demanda dos atuais clientes sustentam avanço das receitas

Marcel Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – Em teleconferência realizada nesta quinta-feira (28) para a apresentação dos resultados do segundo trimestre deste ano, a Totvs (TOTS3) enfatizou como um dos principais destaques o avanço do ticket médio de clientes novos e de sua base já consolidada.

Apesar da redução de 6% no número de vendas no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, o ticket médio geral cresceu 22,8%, que contribuiu para o crescimento de 13% na receita de licença na mesma base de comparação, segundo a companhia.

Crescimento do ticket médio
“É normal vermos volatilidade na quantidade de clientes durante os trimestres, mas o pipeline continua consistente, uma vez que tivemos um crescimento de receita de quase 17%, frente ao avanço de 14% no mesmo período do ano passado”, disse José Rogério Luiz, vice-presidente executivo, financeiro e diretor de relações com investidores da Totvs. “O nosso modelo de trabalho produz esse efeito. Não estamos vendo uma desaceleração nas vendas, mas sim o crescimento do ticket médio de uma forma significativa”, completou.

Continua depois da publicidade

2S11 mais equilibrado
Em relação às perspectivas para os próximos trimestres, Gilsomar Maia, diretor de planejamento da Totvs, lembrou os números atípicos do terceiro quarto de 2010. “Se compararmos os primeiros semestres de 2010 e 2011 os resultados parecem iguais, mas devemos reforçar que temos um contexto atual diferente em relação ao nível de estruturação das franquias, panorama de desaceleração neste trimestre frente a um cenário de retomada de negócios no ano passado, além do reflexo da inflação dos últimos 12 meses. Assim, não devemos ter um 3T11 como o do ano passado, mas sim um 2S11 mais distribuído, chegando aos patamares do ano anterior ”, disse Maia.

Avanço de market share
Outro tema enfatizado pela companhia foi o avanço de market share no Brasil e na América Latina entre 2009 e 2010, mantendo a liderança absoluta no setor, sendo a companhia que mais conquistou participação no mercado no período, segundo estudos do Instituto IDC (International Data Corporation). “Lideramos o mercado de software nacional. Embora números significativos, o mercado permanece com baixa penetração e a Totvs como principal escolha dos clientes”, frisou Maia, diretor de planejamento.

A companhia também citou como fato importante a inserção dos papéis da empresa, em 1° de maio deste ano, no IBRX 100 – índice na BM&F Bovespa que mede o retorno de uma carteira teórica com as 100 ações mais negociadas na bolsa brasileira.