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SÃO PAULO – Para os fãs de música, 2014 já foi um ótimo ano, com a presença de nomes como Paul McCartney, Kings Of Leon, Arctic Monkeys, Queens of the Stone Age, entre tantos outros. Este início de ano já mostrou que deve ser ainda mais agitado, com os shows do Foo Fighters. Porém, para a maior empresa de entretenimento da América do Sul e a única representante do setor na Bovespa, o espetáculo não tem sido tão bom para os seus acionistas. O futuro, no entanto, pode reservar dias melhores – tanto para os investidores quanto para os amantes de música: a expectativa de um 2015 com muito mais shows deve refletir em melhores resultados para a companhia.
Com perdas de 47% de valor de mercado em 2014, a Time for Fun (SHOW3) não conseguiu realizar grandes shows no segundo semestre do ano passado, principalmente em grandes estádios, que são considerados os mais rentáveis. Por outro lado, este ano já começa com o “pé na porta”, com a companhia trazendo novamente ao Brasil os roqueiros do Foo Fighters, com um show que ocorre hoje em São Paulo – Porto Alegre já recebeu e banda e o Rio de Janeiro recebe o show no domingo.
Além disso, a empresa acaba de anunciar a vinda da banda indie Imagine Dragons, um dos grandes nomes do festival Lollapalooza 2014, em abril, e também a realização de shows “separados” de artistas que participam do festival este ano, como o roqueiro Jack White. Apesar desta empolgação, os papéis ainda não mostraram reação e já acumulam perdas de 18% neste primeiro mês do ano.
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A T4F (sigla usada pela empresa para definir Time For Fun) é a maior empresa no mercado de entretenimento ao vivo da América do Sul, sendo a quarta maior do mundo em receita de bilheteria, de acordo com dados da Billboard em 2013. A companhia é a única do setor que tem capital aberto no Brasil, sendo que ela atua também na Argentina. Apesar da grandeza da empresa, os números apresentados por ela no último ano têm sido a imagem do complicado mercado de shows e eventos ao vivo em todo o mundo.
Em novembro, a companhia divulgou seus resultados do terceiro trimestre. Assim como ocorreu ao longo de 2014, os números não animaram os analistas, que ainda não esperam nenhuma melhora no balanço do quarto trimestre. A companhia registrou no terceiro trimestre uma queda de 34% no número de eventos promovidos, que passaram de 378 para 249 em relação ao mesmo período de 2013. Enquanto isso, a receita da T4F caiu 1%, para R$ 125,6 milhões entre julho e setembro.
2014 igual 2013 e futuro promissor
Os analistas Guilherme Moura Brasil e Juliana Heimbeck, do Banco Fator Corretora, veem o ano de 2014 praticamente em linha com o ano anterior. No geral, os segmentos de música ao vivo, vendas de ingressos e operações de vendas, juntos, tiveram no terceiro trimestre do ano passado uma pequena queda de 1% em sua receita líquida, sendo que o segmento de shows registrou recuo de 16% na receita em um ano.
Como a T4F é uma empresa promotora de eventos ao vivo, acabam não sendo uma surpresa as projeções de Luis Azevedo e Tales Freire, da Bradesco Corretora, que afirmam que o quarto trimestre não deve apresentar melhora, já que a companhia não tem nenhum grande show programado para os três últimos meses de 2014 – lembrando que Paul McCartney não é promovido pela companhia.
Por outro lado, eles ressaltam que os números das vendas dos shows do Foo Fighters (janeiro de 2015) e do festival Lollapalooza (março de 2015) devem entrar no balanço de fim de ano e podem ajudar a aliviar um resultado negativo. Mesmo assim, uma melhora no resultado da empresa só deve vir no primeiro semestre do próximo ano, com a redução de riscos e um calendário “robusto” de grandes eventos.
Outra grande mudança que deve impulsionar a empresa a partir do próximo ano é o Cirque du Soleil, que segundo os analistas do Bradesco devem levar a uma perda de R$ 35 milhões no acumulado deste ano, enquanto em 2015 não deve haver nenhuma perda para a empresa, já que o espetáculo do grupo canadense não fará mais parte do portfólio da T4F.
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O show não pode parar
Diferente de grande parte das empresas que organizam shows e eventos ao vivo, a T4F também é responsável por outras “partes” da realização de um espetáculo ou festival. A companhia, além de organizar, também é responsável por vender ingressos, é dona de casas de espetáculo, assim como realiza a venda de bebidas e produtos promocionais.
Em 1983 a companhia inaugurou o Palace, casa pioneira no País quando o assunto é infraestrutura para público e artistas em espetáculos. Hoje, a T4F é responsável pelo gerenciamento do Citibank Hall, Teatro Renault e Teatro CETIP, todos em São Paulo. Além disso, ela também é dona do Citibank Hall no Rio de Janeiro, o Chevrolet Hall, em Minas Gerais e o Teatro Opera Allianz, em Buenos Aires.
Dentre os nomes que a produtora já trouxe ao Brasil estão U2, Lady Gaga, Coldplay, AC/DC, Paul McCartney, Madonna, Bon Jovi, Aerosmith, Roger Waters, Pearl Jam, Black Sabbath, entre muitos outros. Já no caso dos espetáculos e teatro, a companhia foi responsável pelo Disney on Ice, Blue Man Group, Billy Elliot, Cirque du Soleil, O Rei Leão, A Familía Addams, Mamma Mia!, O Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera, Miss Saigon, Les Miserables e Cats.