Multi (MLAS3) embarca no fitness e faz aporte de R$ 20 mi em startup do fundador da Netshoes

Investimento visa expandir a plataforma ZiYou, que atua na venda e locação online de equipamentos esportivos

Rikardy Tooge

Startup de equipamentos fitness ZiYou (Divulgação)

Publicidade

O Grupo Multi (MLAS3), antiga Multilaser, resolveu embarcar na tese de qualidade de vida e esporte. A empresa, mais conhecida pelos seus aparelhos eletrônicos, fez um aporte de R$ 20 milhões por meio de seu Corporate Venture Capital (CVC) na plataforma ZiYou, startup criada por Marcio Kumruian, co-fundador e ex-CEO da Netshoes. O investimento foi promovido pela Bertha Capital com assessoria financeira da Setter.

De acordo com Kumruian, o aporte vai permitir acelerar o crescimento da ZiYou, que conta atualmente com 14 mil assinantes. O recurso será destinado para melhorar a estrutura tecnológica da plataforma, o lançamento de novos produtos e a contratação de mais funcionários para as áreas de venda e marketing.

“Vamos desenvolver um modelo ainda mais inteligente de expansão, inclusive com a abertura de lojas físicas nas principais cidades do Brasil”, afirmou o fundador e CEO da ZiYou, Marcio Kumruian, ao InfoMoney.

Continua depois da publicidade

Marcio Kumruian, fundador da ZiYou (Divulgação)
Marcio Kumruian, fundador da ZiYou: aporte vai permitir acelerar expansão (Divulgação)

Além do dinheiro novo, a ZiYou passará a contar com o CEO da Multi, Alexandre Ostrowiecki, em seu conselho de administração. “Vamos levar nosso conhecimento em tecnologia para somar nesse mercado promissor que traz bem-estar e benefícios à saúde”, disse Ostrowieck.

Segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase um terço da população brasileira pratica alguma atividade física. A pandemia de Covid-19 somado ao entendimento de que os exercícios auxiliam a saúde mental fizeram a procura por soluções neste mercado disparar nos últimos anos.

Com um modelo chamado de equipament as a service, a ZiYou oferece venda e locação online de equipamentos esportivos, como esteiras, bikes de spinning, elípticos, remos, estações de musculação, entre outros.

Continua depois da publicidade

A startup ainda atende o mercado B2B, formado por empresas, condomínios, coworkings e demais estabelecimentos interessados em montar espaços fitness sob medida, no modelo de assinatura. Além da vertical de equipamentos, a startup também oferece conteúdos online em seu aplicativo para que os usuários consigam treinar de maneira correta.

Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multi (Divulgação)
Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multi: executivo entra no conselho da ZiYou (Divulgação)

A presença de Marcio Kumruian no negócio também foi um atrativo, de acordo com os investidores. Kumruian fundou a Netshoes no início dos anos 2000, em uma aposta na venda de calçados e artigos esportivos pela internet.

Em 2017, então CEO da varejista, o executivo fez a oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) na Bolsa Nova York e, dois anos depois, vendeu o controle da empresa para o Magazine Luiza (MGLU3).

Publicidade

“A chegada da Bertha Capital e do Grupo Multi certamente impulsiona muito a nossa estratégia, principalmente nas sinergias em tecnologia e capacidade de desenvolvimento e produção de uma nova geração de equipamentos tecnológicos no Brasil, que sejam totalmente voltados ao usuário”, concluiu Kumruian.

Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br