MPF prepara denúncia contra Gerdau na Zelotes, diz jornal; empresa se posiciona

De acordo com o Estadão, o presidente da siderúrgica, André Gerdau, não deve ser acusado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a Operação Zelotes trabalha em denúncia contra integrantes do Grupo Gerdau (GGBR4) por envolvimento em suposto esquema de compra de decisões no Carf.

De acordo com a publicação, o presidente da siderúrgica, André Gerdau, não deve ser acusado, embora tenha sido indiciado pela PF. Procuradores avaliam que o CEO não teve participação direta nos crimes investigados, pois apenas assinou procuração para terceiros, que teriam atuado para manipular decisões. 

A empresa se posicionou em nota enviada ao jornal, afirmando que “a Gerdau ou qualquer dos executivos mencionados jamais prometeu, ofereceu ou deu vantagem indevida a funcionários públicos para que recursos em trâmite no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) fossem ilegalmente julgados em seu favor”.

Continua depois da publicidade

A Gerdau ainda afirmou “que possui rigorosos padrões éticos na condução de seus pleitos junto aos órgãos públicos e reafirma que está, como sempre esteve, à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos que vierem a ser solicitados, bem como irá defender firmemente, em todas as instâncias processuais, a legitimidade e lisura de seus atos.”

 

 

Continua depois da publicidade

 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.