Viagens

Movimento aumenta no aeroporto de Guarulhos, mas números ainda são 50% do patamar pré-pandemia

Entre os dias 4 e 7 de setembro, mais de 190 mil viajantes estiveram no aeroporto; voos nacionais foram os mais procurados

arrow_forwardMais sobre
(Divulgação/GRU Airport)

SÃO PAULO – Como o auge da pandemia do novo coronavírus ficou em abril, o setor de viagens já começa a esboçar uma leve retomada das suas operações. Nos últimos meses, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, vem apresentando crescimento na movimentação de passageiros, ainda que os números não tenham chegado no patamar pré-pandemia.

Segundo informações da GRU Airport, entre os dias 4 e 7 de setembro mais de 190 mil viajantes estiveram no aeroporto. Ainda segundo a concessionária, os voos nacionais foram os mais procurados.

Nesse período, foram registrados 1.438 pousos e decolagens, entre voos nacionais e internacionais. Esses números representam um aumento de 9,2% quando comparado com os últimos dias do mês de agosto.

PUBLICIDADE

Mas apesar do aumento de viagens, a recuperação ainda não atingiu os números do pré-pandemia. O volume de passageiros atualmente é 50% menor do que antes da crise causada pelo novo coronavírus.

Em março, no início da pandemia, foram registrados 18.890 pousos e decolagens (nacionais e internacionais), em abril foram 3.264, em maio foram 3.971, em junho 4.603 e em julho 7.227 pousos e decolagens, evidenciando a retomada gradual do movimento a partir de maio.

Em junho, os 4.603 pousos e decolagens resultaram em uma média de 15 mil passageiros embarcando e desembarcando por dia. Já em julho, a movimentação cresceu cerca de 70% no volume total de passageiros, atingindo uma média diária de 25 mil viajantes.

Na primeira quinzena de agosto, o aeroporto registrou uma média de 35 mil embarques e desembarques por dia.

Apesar dos números nesta primeira semana de setembro, o aeroporto de Guarulhos ainda registra 65% de queda em relação ao mesmo período de 2019.

“Estamos trabalhando diariamente para retomada do setor aéreo e mantemos reuniões periódicas com as companhias para proporcionar aos passageiros a melhor experiência de viagem diante do novo normal”, afirma o Comandante Miguel Dau, diretor de operações do aeroporto.

“Seguimos as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e adotamos diversas medidas sanitárias para a prevenção do novo coronavírus para viagens nacionais e internacionais”, declara o diretor.

Atualmente, segundo informações da GRU Airport, o aeroporto já está oferecendo diversas rotas internacionais e também está prevista a retomada de outras rotas internacionais, bem como a ampliação das frequências em operação.

Entre as rotas disponíveis, destacam-se destinos para América do Sul, América do Norte, Europa e África. Ainda de acordo com a GRU Airport, já possível viajar de São Paulo para Addis Abeba (Etiópia), Amsterdã (Holanda), Atlanta (EUA), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), Cidade do Panamá (Panamá), Doha (Catar), Dubai (Emirados Árabes), Frankfurt (Alemanha), Houston (EUA), Lisboa (Português), Londres (Inglaterra), Madrid (Espanha), Miami (EUA), Newark (EUA), Nova York (EUA), Paris (França), Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Toronto (Canadá) e Zurique (Suíça).

Segundo a GRU Airport, a lista de rotas é atualizada diariamente e essa lista já consta os locais que não estão com as fronteiras fechadas para entrada de brasileiros e passageiros vindos do Brasil.

Ambiente seguro

Para poder realizar suas operações com segurança, o aeroporto implantou diversas medidas preventivas, conforme orientações da Anvisa, para conscientizar e prevenir a transmissão da Covid-19.

Foram instaladas sinalizações indicando as regras de distanciamento social e uso de máscaras faciais, instalação de mais de 70 dispensers de álcool gel em pontos de maior circulação de pessoas, possibilidade de consultar o painel de voos por meio de QR Code para evitar aglomerações nas áreas próximas às telas informativas e, como medida adicional às recomendadas pelo órgão oficial, aferição de temperatura nos controles de acesso aos embarques.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.