Morre Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo CAOA

Empresário estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono

Mariana Segala

(Foto: Wanezza Soares)

Publicidade

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e presidente do conselho do grupo CAOA, faleceu na manhã deste sábado (14), aos 77 anos.

Segundo nota emitida pela empresa, “Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”.

De acordo com o plano de sucessão e governança, a empresa continuará a ser gerida por seus atuais executivos, “que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento”, conforme a nota. Desde que foi fundada, a CAOA vendeu mais de um milhão de veículos no Brasil.

Continua depois da publicidade

O empresário era chamado de “Dr. Carlos” porque era médico, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco. Começou suas atividades no segmento automotivo em 1979, após adquirir um Ford Landau em uma concessionária Ford de Campina Grande, na Paraíba, que acabou falindo. Ele não chegou a receber o veículo e, para compensar o prejuízo, propôs que a revenda lhe fosse repassada.

Assim nasceu a CAOA, concessionária que depois de seis anos, em 1985, se tornou a maior revendedora Ford da América Latina. Ao longo dos anos, atraiu outras marcas. Em 1992, com a liberação da importação de veículos, a CAOA passou a ser importadora oficial e exclusiva da marca Renault no Brasil, e em 1998, da Subaru. Em 1999, a Hyundai se juntou ao portfólio.

Em 2007, foi inaugurada a CAOA Montadora de Veículos S/A, um empreendimento de R$ 1,2 bilhão erguido no distrito agroindustrial de Anápolis, em Goiás. Dez anos depois, em 2017, CAOA e Chery se uniram em uma nova montadora, a CAOA Chery.

O velório ocorrerá no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. O sepultamento está marcado para 17h30.

Você pode fazer da Bolsa a sua nova fonte de renda. Inscreva-se, participe gratuitamente do maior evento de Trade do Brasil e aprenda como ganhar dinheiro com ações.

Mariana Segala

Editora-executiva do InfoMoney