Microsoft (MSFT34) tem sinal verde para a compra da Activision nos EUA

Maior negociação do mercado de games do mundo estava bloqueada pela Comissão Federal de Comércio dos EUA

Bloomberg

Logotipos da Microsoft e da Activision 18/01/2022 REUTERS/Dado Ruvic

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(Bloomberg) — A Microsoft (MSFT34) ganhou um impulso em sua oferta de US$ 69 bilhões pela Activision Blizzard Inc. na terça-feira, depois de receber um sinal verde de um juiz dos EUA, o que levou os reguladores do Reino Unido a interromper seu litígio sobre o maior negócio de jogos de todos os tempos.

A Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA), que vetou o acordo em maio, disse que está preparada para avaliar as propostas da Microsoft e concordou em suspender o recurso das empresas perante o seu Tribunal de Apelação da Concorrência (do inglês, Competition Appeal Tribunal).

“Estamos prontos para considerar quaisquer propostas da Microsoft para reestruturar a transação de forma a abordar as preocupações estabelecidas em nosso relatório final”, disse um porta-voz da CMA. “Para poder priorizar o trabalho nessas propostas, a Microsoft e a Activision concordaram com o CMA que a suspensão do litígio no Reino Unido seria de interesse público e todas as partes fizeram uma apresentação conjunta ao Tribunal de Apelação da Concorrência para este efeito.”

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A Microsoft e a Activision ainda não puderam fechar o acordo por causa do veto do Reino Unido, disse Tom Smith, advogado de concorrência da Geradin Partners.

“Se a Microsoft fechar a transação neste momento, seria uma violação do pedido provisório da CMA, o que poderia deixar a Microsoft sujeita a uma grande multa de até 5% das receitas globais do grupo das duas partes combinadas”, disse Smith, um ex -Diretor Jurídico da CMA.

As ações da Activision subiram 11%, para US$ 91,76, às 12h35 em Nova York. A diferença entre o preço das ações e a oferta de aquisição da Microsoft de US$ 95 diminuiu para cerca de US$ 3,24, ante US$ 12,30 no fechamento de segunda-feira. A Microsoft caiu menos de 1%.

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O anúncio da CMA veio depois que a juíza Jacqueline Scott Corley, em San Francisco, determinou que a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) não havia mostrado que a fusão da Microsoft com a Activision prejudicaria a concorrência no setor de games e jogos eletrônicos. A decisão significa que 38 jurisdições deram sua aprovação ao acordo, que tem prazo para fechamento em 18 de julho.

A Microsoft disse que fechou um acordo para adquirir a Activision para adicionar jogos para celular – uma área onde praticamente não tem presença. A Activision é dona da King, criadora do Candy Crush. A combinação levará a Microsoft ao terceiro lugar entre as empresas globais de videogame, atrás da chinesa Tencent Holdings Ltd., editora de League of Legends, e da rival de consoles de jogos Sony Corp., disse a Microsoft.

“Somos gratos ao tribunal de San Francisco por esta decisão rápida e completa”, disse o presidente da Microsoft, Brad Smith. “Após a decisão judicial de hoje nos EUA, nosso foco agora se volta para o Reino Unido. Embora discordemos das preocupações da CMA, estamos considerando como a transação pode ser modificada para lidar com essas preocupações de uma forma que seja aceitável para a CMA.”

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Em um e-mail para a equipe, o CEO da Activision, Bobby Kotick, disse que a empresa estava “otimista de que a decisão de hoje sinaliza um caminho para a aprovação regulatória total em outras partes do mundo”.

A FTC disse que estava “desapontada com este resultado” e que “anunciaria nosso próximo passo para continuar nossa luta para preservar a concorrência e proteger os consumidores” nos próximos dias.

A agência antitruste pode optar por apelar da decisão de Corley ou seguir em frente com um processo interno sobre o negócio depois que ele for consumado.

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Em sua decisão, Corley negou a liminar da FTC, que buscava bloquear o negócio alegando que prejudicaria os consumidores e a indústria.

“A FTC não demonstrou que é provável que tenha sucesso em sua afirmação de que a empresa combinada provavelmente retirará Call of Duty do Sony PlayStation, ou que sua propriedade do conteúdo da Activision diminuirá substancialmente a concorrência nos mercados de assinatura de biblioteca de videogames e jogos em nuvem”. ela disse.

Em uma audiência em junho, a FTC argumentou que a aquisição da Activision pela Microsoft prejudicaria a concorrência, já que a empresa combinada teria um incentivo para reter títulos importantes, como o jogo de tiro mais vendido Call of Duty, de consoles rivais e serviços de assinatura.

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O processo foi parte de um esforço da presidente da FTC, Lina Khan, para policiar de forma mais agressiva as fusões, principalmente as das maiores plataformas de tecnologia. Desde que o presidente Joe Biden a nomeou para dirigir a agência em junho de 2021, a FTC cancelou as fusões entre a Lockheed Martin Corp. e a Aerojet Rocketdyne Holdings Inc., bem como a oferta da Nvidia Corp.

Jogos para celulares

A insignificante presença de jogos para celulares da Microsoft terá um aumento depois que a gigante da tecnologia lançar Candy Crush e Call of Duty Mobile da Activision Blizzard. Os jogos para dispositivos móveis são o segmento de crescimento mais rápido da indústria de jogos e estão avaliados em US$ 92 bilhões – metade do mercado global de jogos, de acordo com a empresa de análise NewZoo.

No entanto, os críticos temem que a Microsoft use sua nova vantagem para prejudicar concorrentes como a Sony, diminuindo o acesso a seus títulos de grande sucesso ou publicando mais jogos exclusivamente para Xbox e PC.

Corley descobriu que as evidências apresentadas na audiência de cinco dias mostraram que o acordo levaria a mais acesso do consumidor às ofertas da Activision.

“A aquisição da Activision pela Microsoft foi descrita como a maior da história da tecnologia. Merece escrutínio. Esse escrutínio valeu a pena: a Microsoft se comprometeu por escrito, em público e no tribunal a manter Call of Duty no PlayStation por 10 anos em paridade com o Xbox”, disse Corley. “Ele fez um acordo com a Nintendo para trazer Call of Duty para o Switch. E fez vários acordos para, pela primeira vez, trazer o conteúdo da Activision para vários serviços de jogos em nuvem.”

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