Messenger Rooms Live: Facebook anuncia novo recurso de transmissão ao vivo de videochamadas

Recurso permite que as reuniões que já aconteciam no Salas, do Messenger, sejam transmitidas ao vivo

Allan Gavioli

Facebook

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta quinta-feira (23), o Facebook divulgou um novo recurso para a plataforma que permitirá aos usuários transmitir ao vivo uma videoconferência com até 50 pessoas.

Chamado de Messenger Rooms Live, o novo recurso já começou a ser liberado em alguns países onde o Salas do Messenger está disponível, embora o Facebook não tenha especificado quais países.

O Salas do Messenger foi disponibilizado a todos os usuários da rede social em maio de 2020. A ferramenta permite chamadas de vídeo com até 50 pessoas sem precisar de uma conta na rede social. O Messenger Rooms Live funciona como uma extensão do Salas, ao permitir que a conferência criada pelo Messenger seja transmitida ao vivo para pessoas que estão dentro ou fora da rede social.

Continua depois da publicidade

A diferença é que a reunião limitada a 50 pessoas, no Messenger, agora pode ser vista ao vivo por pessoas de fora.

Segundo o Facebook, a pessoa que cria a reunião no Salas e transmite pelo Rooms tem controle sobre quem pode ver a conferência virtual, e os demais participantes recebem um aviso antes de a reunião começar efetivamente. Outra opção para os moderadores das salas no Rooms é convidar mais participantes para a conversa, além de poder retirá-los também.

“Em breve, o recurso será expandido para todos os países onde o Messenger Rooms está disponível, bem como para o aplicativo móvel Facebook e Messenger e o aplicativo para desktop Messenger. E continuaremos a adicionar aprimoramentos nos próximos meses. Estamos animados para ver as maneiras criativas de transmissão das pessoas com esse recurso”, afirmou o Facebook em seu post sobre a ferramenta.

Com o avanço da quarentena, as videochamadas tornaram-se frequentes para que amigos e familiares possam manter um contato um pouco mais pessoal mesmo à distância. Com a novidade, o Facebook se apresenta como uma alternativa ao Zoom e ao Google Meets, por exemplo.

De acordo com informações da própria rede social, as transmissões ao vivo das páginas do Facebook dobraram em junho deste ano, o que mostra uma real demanda dos usuários por recursos como o anunciado.

“As pessoas estão recorrendo ao Facebook Live mais do que nunca para se manter conectadas. As transmissões ao vivo dobraram em junho de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, em grande parte atribuídas às transmissões desde março de 2020. De artistas que arrecadam dinheiro, a reuniões para orações e troca de votos entre casais, as pessoas estão encontrando maneiras criativas de se conectar através do Facebook Live”, afirmou o Facebook.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.