Mesmo com percalços, TIM deve apresentar números sem surpresas no 3º tri

Companhia deve apresentar lucro 2,97%, em meio à proibição das vendas pela Anatel em julho e com aumento dos investimentos em publicidade

Publicidade

SÃO PAULO – A TIM Participações (TIMP3), que revelará os números do terceiro trimestre nesta terça-feira (30), após o fechamento do pregão, não deve mostrar resultados muito díspares em relação ao período anterior. É o que projetam os analistas do BTG Pactual, Bradesco Corretora, Itaú BBA e Ágora Corretora, que veem um lucro líquido – em média – de R$ 347 milhões, apenas 2,97% superior ao mesmo período de 2011.

De acordo com o Itaú BBA, os resultados do período não devem apresentar uma siginificativa melhora. Os dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tanto para o segmento pré quanto pós-pago indicam a manutenção da marca da companhia, avaliam os analistas Susana Salaru, Pedro Maia e Gregório Tomassi.

Entretanto, a queda da MTR (taxa de uso da rede móvel), sem compensação proporcional do consumo e a desaceleração do crescimento das chamadas de longa distância devem contribuir negativamente para o crescimento das receitas totais da companhia, acreditam os analistas do Itaú BBA.

Continua depois da publicidade

Custos aumentam
A desaceleração do segmento móvel, o ambiente competitivo mais difícil e a proibição da venda de chips pela Anatel, em meados de julho, também devem impactar a receita da companhia no terceiro trimestre, aponta a Bradesco Corretora, tanto em termos de receita líquida quanto Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações).

Por outro lado, o BTG Pactual avalia que a margem Ebitda (Ebitda/receita líquida) pode decepcionar, uma vez que, após o episódio de proibição de vendas, a companhia passou a investir mais em publicidade para melhorar a sua imagem perante o mercado. Já os analistas do Itaú BBA ressaltam ainda que a companhia não deve ter um impacto positivo relevante de redução de custos relacionados com a diminuição da dependência da infraestrutura de terceiros – devido à adoção do TIM Fiber e o declínio das contratações de linhas alugadas. Para eles, o impacto deve se tornar mais significativo a partir do quarto trimestre deste ano.

Confira as projeções do resultado da TIM para o terceiro trimestre de 2012:

Continua depois da publicidade

em US$ (milhões) 3T12E* 2T12 3T11 3T12E/2T12 3T12E/3T11
*Média das projeções do Bradesco Corretora, Itaú BBA e BTG Pactual
**Lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações
***Ebitda/Receita líquida
Receita Líquida 4.682 4.547 4.414 +2,97% +6,07%
Ebitda** 1.228 1.214 1.193 +1,15% +2,93%
Margem Ebitda***(em %) 26,23% 26,70% 26,40% -0,47 p.p. -0,17 p.p.
Lucro líquido 347 323 337 +7,43% +2,97%
Autor avatar
Lara Rizério
Mercados | Economia | Onde Investir

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.