Gestão de Negócios

Mão de obra qualificada: como resolver esse problema em seu negócio?

Você está com dificuldades para encontrar mão de obra qualificada? Este post pode te ajudar nessa tarefa. Acompanhe!

Por  Dener Lippert

No mundo dos negócios, as coisas são dinâmicas e mudam o tempo todo. Porém, há algo que permanece sendo um dos grandes segredos para o sucesso: a mão de obra qualificada!

Acontece que encontrar esses talentos nem sempre é fácil. Eu diria que é um verdadeiro desafio, principalmente nos últimos anos — devido a uma reviravolta nos modelos de negócio e no mercado de trabalho.

Em algumas áreas, como no Marketing Digital, o problema é ainda maior. Mas existem maneiras de contornar o obstáculo e conquistar uma equipe preparada para o trabalho. Acompanhe!

Afinal, o que é mão de obra qualificada?

Quando falamos em mão de obra qualificada, estamos nos referindo a pessoas com conhecimentos específicos para desempenhar uma determinada função. Ou seja, profissionais que sabem o que estão fazendo, pois já passaram por treinamentos e cursos.

A qualificação é um processo complexo e, em muitos casos, demanda tempo. O indivíduo é formado de forma sistemática e contínua, adquirindo as habilidades necessárias para contribuir com o sucesso de um negócio.

Por que sua empresa precisa de mão de obra qualificada?

Nenhuma empresa prospera sem bons colaboradores. Infelizmente, a vontade e a motivação do dono não são suficientes para levar um negócio ao sucesso. Há muitas variáveis nesse caminho e os funcionários são um ponto relevante.

Posso afirmar que uma boa equipe faz o papel da engrenagem que te impulsiona para frente. Do atendimento ao cliente à execução de ações de marketing, a delegação é uma boa saída.

Infelizmente, quem não entende isso tem dificuldades para crescer. Eu te mostro como isso pode ser decisivo para o seu sucesso:

  • mais agilidade e produtividade;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • redução de custos;
  • aumento do faturamento empresarial.

Por que é tão difícil achar mão de obra qualificada?

Em um país com a quarta maior taxa de desemprego do mundo, pode parecer contraditório falar em escassez de mão de obra. Com mais de 13 milhões de pessoas em busca de trabalho, qual é o problema?

Vivemos em uma época de revoluções. Acredito que o universo empresarial está passando por uma transição muito importante, em que a tecnologia ganha papel de destaque. Com a mudança no perfil de consumo e nas necessidades do público-alvo, é necessário se reinventar.

Isso só é possível com o apoio de uma mão de obra qualificada e alinhada a esse novo mundo. Portanto, não faltam trabalhadores, mas sim pessoas qualificadas e prontas para superar os desafios da Era Digital.

Como resolver o problema da mão de obra qualificada em seu negócio

Se você começou um processo seletivo e se deparou com o problema da mão de obra qualificação, é preciso ser estratégico. Selecionei três métodos que podem ser aplicados e que estão ajudando milhares de empresas em todo o mundo a montar equipes de alta performance. Confira!

Treinamentos institucionais

Ninguém nasce pronto! Por mais eficiente que alguém possa ser, ele passou por inúmeros processos de aprendizagem ao longo da vida para ser o que é hoje. Com isso mente, a ideia de executar treinamentos institucionais é sempre válida.

Terceirização

A segunda estratégia para driblar o problema da mão de obra qualificada é uma tendência mundial. A terceirização de serviços é uma saída inteligente e cada vez mais usada por empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Na prática, há a transferência de responsabilidades para um parceiro. Sua empresa contrata outro negócio, mais capacitado e experiente em determinada área, para desempenhar as funções que você tem mais dificuldades.

Estímulos e benefícios corporativos

A terceira e última estratégia é motivar seus colaboradores a se qualificarem. Como fazer isso? Existem muitas maneiras, mas eu gostaria de destacar a oferta de estímulos e benefícios corporativos.

A técnica consiste em “premiar” os bons profissionais, oferecendo vantagens para aqueles que buscam novas qualificações, como gratificações, plano de carreira e até modelos flexíveis de trabalho.

Como vimos, há todo um cenário que contribui para a falta de mão de obra qualificada, mas há alternativas para contorná-la. Foque naquilo que você pode fazer e siga firme no propósito de fazer sua empresa crescer, principalmente no mundo digital.

Sobre Dener Lippert

Dener Lippert é CEO e fundador da V4 Company, maior rede de franquias de marketing digital do país, e autor da obra “Cientista do Marketing”. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país.

Fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da sua mãe) e, hoje, já tem mais de 150 franquias em todo o país, que já atenderam mais de 2.000 PMEs brasileiras. Além disso, entre seus cases de sucesso, destacam-se grandes marcas, como Dell, Wizard, Spotify, Colchões Ortobom, Wise Up, Smart Fit, Team Nogueira entre outros.

Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, uma holding que detém o controle de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio.

Em curso gratuito, especialista apresenta passo a passo para viver de renda e receber aluguel sem precisar ter um imóvel. Inscreva-se aqui.

Compartilhe