Mais medidas

Mantega promete reajuste da gasolina em 2013 e desoneração de setores

Ministro deverá fazer anuncio por volta das 16h30 desta terça-feira

SÃO PAULO – Guido Mantega, ministro da fazenda do Brasil, prometeu, nesta quarta-feira (19), que a Petrobras (PETR3; PETR4) irá anunciar um reajuste de gasolina. Ele destacou que a economia está recuperando, mas houve mudanças brutais e não haverá mais lucro fácil para os empreeendedores.

O ministro, deve anunciar novas medidas de desoneração para a economia brasileira. Em café da manhã com jornalistas, o ministro adiantou que vai desonerar a folha de pagamentos de mais setores da economia, em um anúncio que será feito por volta das 16h30 (horário de Brasília) desta sessão. 

O reajuste da gasolina já era estimado e pode melhorar a rentabilidade da estatal. Considerando que a companhia internaliza derivados a preços subsidiados, justamente por não ter capacidade plena de refino, e arca com os custos, um reajuste de preços poderia melhorar em muito sua situação, disse a equipe de análise da XP Investimentos. 

Os analistas acreditam que essa notícia já pode trazer uma resposta positiva das ações da companhia nesta sessão. “Ressaltamos que um reajuste na ordem de 5% tem um impacto superior a 10% na última linha do resultado da companhia. Neste sentido, caso a notícia venha a se confirmar, é necessário entender a magnitude do reajuste”, destacam os analistas.

Segundo fonte do governo, o Brasil iniciará 2013 com inflação carregada e o reajuste no preço dos combustíveis deve neutralizar a queda nas tarifas de energia, diz o Valor. Um aumento de preços que era preterido simplesmente por uma manobra contábil para evitar perder a meta da inflação, dizem os analistas.