Oferecido por

Maior empresa de marketing digital do país recebe 700 novos clientes por mês

V4 Company tem modelo de franquias que reúnem market place e é convidada da edição do ‘Zero ao Topo’ especial XP Empresas

MoneyLab

Publicidade

Uma empresa que criou sua própria demanda há 11 anos, fundada com zero reais de investimentos na cozinha de uma casa humilde da periferia de uma cidade gaúcha. Esse é o resumo da história da V4 Campany, hoje a maior assessoria de marketing digital do Brasil, com mais de 5,5 mil clientes e 230 escritórios espalhados pelo Brasil. Para o fundador, o segredo do negócio é a gestão descentralizada, que permite ganho de escala. “Assinamos cerca de 700 novos contratos por mês e ainda há espaço para crescer”, diz Dener Lippert, CEO da V4 Company.

Segundo o executivo, o mercado de marketing para pequenos e médios negócios precisa de profissionalização e muitos de seus clientes descobrem o serviço – e a possibilidade de melhorar as vendas – por meio da empresa. “Ao contrário de muitas agências de marketing, que realizam o trabalho para os clientes e esquecem de fazer a própria propaganda, nós sempre apostamos na produção de conteúdo e isso atrai muitos interessados”, diz.

Para se ter uma ideia, a V4 Company é o maior investidor da palavra ‘marketing’ no Google e esse ano vai investir R$ 20 milhões em mídia paga na palavra. “Somos vistos e isso nos levou a criar um modelo de escala de serviço”, conta o fundador.

Mas até chegar ao modelo escalável, que hoje conta com franquias, a companhia passou por algumas frustrações. O executivo conta que houve um momento em que havia mais demanda do que a companhia era capaz de atender.

“A gente não conseguia crescer a operação na velocidade desejável por falta de capacidade de investimento. Ao mesmo tempo, víamos uma demanda de agências de comunicação por nosso conteúdo e notamos que um modelo mais descentralizado, com uma gestão que chamo de libertária, seria o ideal”, lembra o CEO.

Foi então que, há cinco anos, a V4 passou a operar em um modelo de franquia que mistura o conceito de market place. “Funciona da seguinte forma: eu gero a demanda para o meu franqueado e ele atua como elemento de capacidade produtiva. Foi a junção perfeita. Passamos de 40 clientes para mais de 5,5 mil clientes ativos em cinco anos”, diz.

Os diferenciais do ganho de escala

Lippert explica que o modelo de negócio da V4 proporciona acesso dos negócios de porte menor ao mercado de marketing. “Enquanto a maioria das agências atua mais como boutiques, atendendo a poucos clientes, nós temos um time de 3,5 mil pessoas na rede, que atendem mais de um cliente, seguem um padrão e tem suporte de 280 pessoas que ficam na matriz”.

Além disso, esse modelo permite que não haja uma relação de dependência do negócio, tendo em vista que muitas agências chegam a fechar as portas quando perdem um grande cliente. “Se a gente perder o nosso maior cliente, a gente repõe esse faturamento em quatro dias. Temos um negócio muito seguro e pulverizado”, afirma.

Entre os diferenciais da empresa, o executivo pontua a questão da performance. “Nosso objetivo sempre é o de aumentar as vendas. Isso nos deixa mais expostos, mas atrai clientes. Em uma agência tradicional, o cliente contrata jobs, ações pontuais com número de peças pré-determinado. Nós temos um modelo diferente. A gente funciona como um assessor de investimento que mostra qual é o aporte mais vantajoso e expõe os riscos”, afirma. “Não temos grandes concorrentes, pois ninguém quer orbitar tão próximo do sol. Nós temos disposição ao risco, isso é pouco peculiar no mercado de comunicação”, completa.

Grandes clientes na mira

Lippert lembra que até cerca de dois anos, a principal demanda era de empresas menores que não tinham um time de marketing e buscavam ajuda para isso. “De lá para cá, nós passamos a receber pedidos de empresas maiores também e resolvemos ampliar o mix de ofertas com a criação da V4X. Agora temos ofertas personalizadas para clientes como 1,23 Milhas e XP, que usam nossa estratégia de outsourcing para atrair mais clientes. Apesar de pouco tempo, já temos ótimos resultados para os dois lados”, diz.

Para o executivo, o desafio está em ampliar o time. “Temos dificuldades para encontrar pessoas qualificadas para escalar nossa metodologia com qualidade, mas temos certeza que isso será superado”, finaliza.

A V4 Company foi a empresa convidada para a edição do Zero ao Topo Especial XP Empresas. A íntegra do bate papo pode ser conferida aqui.

O programa também está disponível em vídeo no YouTube ou nas plataformas de áudio ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.