Ambicioso

Magnata russo da siderurgia quer criar nova ‘Amazon’

O quinto homem mais rico do país disse que quer continuar investindo em setores focados no consumidor e, no futuro, criar um marketplace para esses produtos

arrow_forwardMais sobre

(Bloomberg) — O bilionário russo Alexey Mordashov ganhou dinheiro na indústria do aço, mas agora aposta em produtos alimentícios e turismo para expandir seu império além das commodities.

Quase metade da fortuna de Mordashov, de US$ 20 bilhões, já é originada fora do setor de aço. O quinto homem mais rico do país disse que quer continuar investindo em setores focados no consumidor e, no futuro, criar um marketplace para esses produtos.

“Temos vários investimentos relacionados às necessidades humanas: educação, medicina, viagens e varejo. Estamos pensando em criar um ecossistema baseado nesses ativos, uma espécie de Amazon”, disse Mordashov em entrevista nos arredores de Moscou. “Cada uma dessas áreas está próxima de grandes mudanças.”

PUBLICIDADE

O patrimônio das pessoas mais ricas da Rússia está amplamente apoiado em commodities, com grande parte focada em energia e metais. Mas, enquanto a Rússia tenta diminuir a dependência das exportações de matérias-primas, Mordashov – cujo principal ativo é a siderúrgica Severstal PJSC – procura conquistar uma posição estável em outros segmentos.

No entanto, Mordashov ainda está otimista sobre as perspectivas para seus ativos de aço. O consumo de aço na Rússia cresceu cerca de 4% no ano passado, e a Severstal está entre os produtores mais rentáveis da indústria global, com um dos maiores dividendos.

Também tem planos ambiciosos para o seu dinheiro? Invista. Abra uma conta gratuita na XP.