Lojas Renner: vendas “mesmas lojas” deve impulsionar balanço do 3º tri

Analistas esperam números fortes da companhia no período, com melhorias de margens

Publicidade

SÃO PAULO – A Lojas Renner (LREN3) deve apresentar um forte resultado no terceiro trimestre, impulsionado, principalmente, pelo crescimento robusto das vendas pelo critério “mesmas lojas” (unidades abertas há mais de um ano). É o que apontam os analistas da Ágora, HSBC, Itaú BBA e Santander. Os números estão agendados para serem divulgados nesta terça-feira (30), após o fechamento do mercado.

“Temos expectativa que a empresa apresente um forte resultado operacional no período, consequência da reaceleração das vendas mesmas lojas, da diminuição das pressões em relação às reformas de algumas lojas e forte resultado dos produtos financeiros”, resume o analista da Ágora Corretora, José Cataldo.

Os analistas do HSBC e do Itaú BBA estimam que as vendas pelo conceito “mesmas lojas” sejam beneficiadas por: fraca base de comparação, momento bem-sucedido da introdução da nova coleção, assertividade do produto e o impacto limitado da reforma de lojas. As estimativas de crescimento variam entre 9% e 10%.

Continua depois da publicidade

“A Renner, possivelmente, reportará um dos desempenhos de vendas sobre o critério mesmas lojas mais fortes entre as varejistas de vestuário listadas na bolsa brasileira”, acredita Carlos Constantini do Itaú BBA.

Melhora de margens
Ainda do lado positivo, os analistas enxergam melhoria entre 70 e 100 pontos-base na margem do terceiro trimestre. Isso porque, segundo Francisco Chevez do HSBC, a administração proativa do estoque da companhia ajudou a compensar o efeito dos descontos. “Ao enfrentar o clima quente fora da estação, a Renner introduziu sua coleção de primavera nas lojas com um mês de antecedência”, explica o analista.

De qualquer forma, o analista do Itaú BBA destaca que o nível de estoque provavelmente, permanecerá acima do ano passado, principalmente, por conta da reposição de produtos sazonais necessária para a expansão dos centros de distribuição.

Continua depois da publicidade

Despesas financeiras
Já Cataldo, da Ágora, acredita que o bom resultado operacional pode ser parcialmente ofuscado pelo aumento das despesas financeiras, em decorrência da maior alavancagem. O analista do HSBC também espera elevação dos custos financeiros, uma vez que a nova emissão de R$ 300 milhões em debêntures feita pela Renner em agosto pode afetar o terceiro trimestre muito mais que o previsto originalmente.

Contudo, Chevez espera declínio de 80 pontos-base das despesas com vendas, o que seria o primeiro recuo desde o quarto trimestre de 2010. Isso, na opinião do analista, mostraria que o foco da Renner na harmonização das despesas começa a dar resultado, apesar da estratégia de crescimento orgânico ambiciosa.

Confira as projeções para o resultado do 3º trimestre da Lojas Renner:

Continua depois da publicidade

(em R$ milhões) Previsão para o 3T12 Resultado 3T11 Diferença
Receita líquida 853,6 741,9 +15,05%
Ebtida 135,0 105,3 +28,18%
Lucro líquido 64,7 56,7 +14,07%
Média das projeções de Itaú BBA, Ágora Corretora, HSBC e Santander