Lojas Americanas: alta de margens resulta de melhora logística e de sortimento

Para diretor de Relações com Investidor, varejista consolidou no primeiro trimestre novas práticas implantadas durante o último ano

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SÃO PAULO – Com crescimento orgânico e maturação da rede de lojas, a Lojas Americanas (LAME4) mostrou avanço de receitas e margens no primeiro trimestre de 2012. A margem bruta representou 31,1% da receita líquida no período, enquanto o resultado que engloba a controlada B2W (BTOW3) foi um pouco menor, representativo de 29,9% da receita líquida.

Segundo o diretor de Relações com o Investidor, Murilo Correa, a varejista consolidou todas as práticas feitas ao longo do último ano, e que continuam surtindo efeito. Houve uma melhora na cadeia de suprimentos e na parceria com fornecedores, aliado à melhora logística e no sortimento de produtos.  “O resultado é a combinação de vários fatores, não há um fator isolado”, disse Ferreira em teleconferência de resultados.

A empresa está bastante ligada a eventos sazonais, como a Páscoa e outras datas comemorativas. Para o executivo, é precipitado afirmar se a margem da companhia poderia ser ainda maior no segundo trimestre, por conta dos preparativos para a data, que foi adiantada neste ano.

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O certo é que o desempenho foi bastante melhor que o quarto trimestre de 2011, quando a empresa teve margem bruta de 35,6%. Vale lembrar que a margem bruta é medida pela razão entre o lucro bruto e a receita operacional líquida da companhia. “Estamos muito otimistas para 2012. Deve ser um excelente ano em termos de resultado operacional, principalmente por conta do crescimento consistente de vendas”, disse Correa em teleconferência com analistas.