Linx lança subcredenciadora de pagamentos Linx Pay

Solução vem competir em mercado antes concentrado nas mãos de grandes bancos  

Paula Zogbi

Foto: Divulgação
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SÃO PAULO – A empresa de tecnologia de varejo anunciou nesta quinta-feira (18) o lançamento de uma subcredenciadora própria, a Linx Pay. A novidade foi criada dentro do laboratório de inovação da companhia e vem competir em um mercado cada vez mais povoado de pequenos players.

Sem maquininha própria – por enquanto -, a Linx Pay tem soluções para o varejo incluindo captura, gerenciamento e liquidação de transações, além de emissão de cupons fiscais, gateway de pagamentos, entre outros. As transações serão realizadas nos terminais da Rede, que já era parceira da empresa.  

O público-alvo inicial são varejistas pequenas e médias, com faturamento a partir de R$ 30 mil por mês. 

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Atualmente, a Linx possui 50 mil clientes. A proposta da companhia é oferecer uma solução de pagamentos integrada aos demais serviços que essas varejistas já utilizam, facilitando assim a gestão de negócio.

Segundo relatórios de análise do setor, o intuito é vender a novidade a metade desta base (25 mil clientes) a princípio. Dessa forma, pode-se dizer que a companhia evitou, ao menos inicialmente, atacar de frente as combatentes da chamada “guerra das maquininhas”.

Como diferencial frente a outras soluções do setor, a Linx traz a função ‘split de pagamento’, com a qual o lojista consegue repassar os custos a seus fornecedores no ato da transação – operação que atualmente costuma demorar alguns dias e é feita manualmente.

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Na frente de antecipação de recebíveis, promete análise customizada que pode fornecer o crédito imediatamente, no mesmo dia. A prática do mercado gira em torno de dois dias de espera.

“O Linx Pay contempla todos os serviços e funcionalidades que nossos clientes precisam hoje, mas que também serão úteis em um futuro próximo”, explica Denis Piovezan, diretor executivo da unidade de negócios Linx Pay Hub.

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Segundo o executivo, “a solução também tem como objetivo gerar leads orgânicos na presença digital, além de permitir integração com outros sistemas da Linx, como plataformas Omnichannel, transferência de fundos e demais ferramentas de gestão”.

Para analistas do Bradesco BBI, a novidade gera um valor interessante à empresa. “As soluções em Pontos de Venda (POS) e TEF da companhia cobrem boa parte do processo de venda das vendedoras, e portanto entrar na indústria de meios de pagamento com uma solução 100% integrada soa como um movimento interessante e alinhado à estratégia de ‘compra em uma parada’ que a Linx vem divulgando”, escrevem.

A ação LINX3 saltava 9,45% no pregão desta quinta-feira após a divulgação da novidade, ante queda de 0,59% do Ibovespa. Os analistas do BBI recomendam compra e esperam que o papel atinja R$ 25, upside de 39% frente ao fechamento do pregão da última quarta-feira.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney