“Crise colocou comunicação e transformação digital das empresas em evidência”, diz consultor

Para sócio da FESA, a falta de uma estratégia de transformação digital atrapalha a tomada de decisões

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A pandemia que se alastrou pelo país escancarou dois gargalos de gestão que empresas dos mais diversos setores já enfrentavam: a comunicação e a transformação digital.

“Muitos CEOs vinham nos procurar com essas duas demandas. Eles tinham problemas em estabelecer uma comunicação com todos os funcionários da companhia e também em fazer uma transformação digital. A crise forçou os executivos que não estavam preparados a olhar para essas pautas”, afirma Hugo Arouca, sócio e head da área de bens de consumo e varejo da consultoria empresarial FESA. Assista à entrevista completa no player acima ou clique aqui.

Com os funcionários de home office, companhias encontram dificuldade em adotar uma comunicação que alcance a todos os níveis hierárquicos da empresa. Ao mesmo tempo, a falta de uma estratégia de transformação digital, com a descentralização da tomada de decisões, atrapalha o monitoramento e a adoção de novas estratégias de negócios rapidamente — um diferencial neste momento de crise.

Continua depois da publicidade

“O que está claro é que as empresas que tinham colocado a transformação digital na agenda estão acelerando esse processo e saem na frente durante a crise. As que ainda não estavam olhando para isso estão sofrendo porque não sabem por onde começar”, disse Arouca.

A entrevista com o executivo faz parte de uma série especial do podcast Do Zero ao Topo para falar sobre gestão de negócios em tempos de crise.