Leilão da Via Varejo movimenta R$ 2,3 bi e Michael Klein se torna novo dono da empresa

Leilão movimentou mais do que o previsto, que era de cerca de R$ 2,23 bi. Preço médio da ação ficou em R$ 4,90, contra R$ 4,75 esperados anteriormente

Rodrigo Tolotti

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SÃO PAULO – Ocorreu nesta sexta-feira (14) o leilão de ações da Via Varejo (VVAR3) vendidas pela rede de varejo GPA para o empresário Michael Klein, movimentando cerca de R$ 2,3 bilhões.

Com este valor, o leilão movimentou mais do que o esperado. Em comunicado anterior, era prevista a venda de 469,5 milhões de ações, representativas de 36,27% do capital total, ao valor de R$ 4,75 cada. Porém, foram vendidas cerca de 470 milhões ao preço de R$ 4,90.

Após o fechamento do mercado, em comunicado, o GPA comunicou as acionistas que alienou a totalidade de sua participação na Via Varejo pelo preço de R$ 4,90, totalizando R$ 2,3 bilhões, sendo que a liquidação se dará em 18 de junho.

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A Via Varejo informou que ainda não possui informações acerca dos adquirentes das ações no leilão. Contudo, também durante à noite, Michael Klein confirmou que adquiriu 1,6% do capital social da Via Varejo, tornando-se o maior acionista de referência da companhia. Como ele já detinha 25% dos papéis, tornou-se o maior acionista individual.

Inicialmente, a ideia do empresário era comprar R$ 300 milhões dos R$ 2,2 bilhões em ações colocados à disposição no leilão da B3 ontem, pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA). Ficou com menos ações do que pretendia adquirir por conta da alta demanda pelos papéis. O restante ficou na mão de fundos e demais investidores. A demanda no leilão chegou, em determinado momento, a R$ 3,7 bilhões, bem acima do volume oferecido pelo GPA, que saiu totalmente do negócio.

Desta forma, a família Klein passa a ser a nova controladora da Via Varejo, devolvendo assim o controle das Casas Bahia para a família, que com Samuel Klein, fundou a rede.

“Estamos extremamente felizes e honrados em nos tornar o maior acionista de referência da Via Varejo. Ao longo de sua trajetória de sucesso, a Casas Bahia tornou-se referência no varejo nacional e contribuiu para a expansão do setor no País, estando presente na casa de milhões de brasileiros”, afirmou em nota o empresário.

Segundo o executivo, neste novo momento, a estratégia é focar no relacionamento com os clientes, fornecedores e demais parceiros de negócios, com o objetivo de conectar o legado da Casas Bahia com as mudanças da nova geração. “Temos um grande desafio pela frente, mas a perseverança e a vontade constante de sempre fazer mais, melhor e diferente, que acompanham a história da nossa família, seguem norteando as nossas decisões”, afirma Klein.

Em 2009, a Casas Bahia e o Grupo Pão de Açúcar anunciaram um acordo de fusão, que criou a Via Varejo, concentrando assim as marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.br.

Na última terça-feira (12), o Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar aprovou a venda da sua fatia na Via Varejo para Michael Klein.

Em documento enviado para a empresa, Michael Klein disse que, caso a venda de todas as ações fosse realizada, ele apresentaria, “individualmente (direta ou indiretamente) e em conjunto com outros investidores, uma ou mais ordens de compra para aquisição de todas as ações.

(Com Agência Estado)

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Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.