Justiça decreta falência de Shefa por indícios de fraude em processo de recuperação judicial

Sentença veio cinco anos depois de a marca entrar com pedido de recuperação judicial, com uma dívida de R$ 222 milhões

Equipe InfoMoney

Leite

Publicidade

A Justiça de São Paulo decretou, na semana passada, a falência da empresa Agropecuária Tuiuti S/A, conhecida como Shefa, com sede e fábrica em Amparo, no interior de São Paulo. A falência foi decretada quase seis anos depois de a marca entrar com um pedido de recuperação judicial, alegando uma dívida de R$ 222 milhões.

Segundo a decisão do juiz Fernando Leonardi Campanella, da 1ª Vara do Foro de Amparo, ficaram comprovados indícios de fraude no processo de RJ da companhia. De acordo com a decisão, os atuais proprietários se beneficiaram como credores durante o processo de recuperação judicial, o que levou a uma quebra de confiança.

Apesar da falência, a decisão judicial determina que a companhia continue funcionando temporariamente para preservar o emprego dos mais de 300 funcionários e “em benefício da coletividade dos credores”.

Continua depois da publicidade

Até que ela seja liquidada, e com o afastamento da antiga gestão que estava envolvida na fraude da recuperação judicial, a Shefa será administrada pelo gestor judicial FK Consulting. “O funcionamento provisório, portanto, visará como resultado a minoração do passivo, ou, ao menos, evitar seu aumento exponencial; a maximização do ativo; e possibilitará atrair possíveis interessados na compra de toda a unidade produtiva durante esse tempo, solucionando grande parte de um processo falimentar de uma só vez, poupando-lhe preciosos anos de tramitação”, escreveu o juiz Campanella.