Publicidade
SÃO PAULO – O fluxo de notícias sobre as desavenças entre o grupo italiano Cremonini e a JBS (JBSS3) continua nesta sexta-feira (24), dia no qual estava marcada a Assembleia Ordinária de Acionistas da empresa que ambas as empresas possuem na Itália, a Inalca.
Nesta tarde, a JBS informou por meio de nota que não compareceu ao encontro, reservando o direito de atender apenas à segunda convocação de forma a avaliar melhor os acontecimentos, “preservando a Inalca em face de possível liquidação judicial”.
Dessa forma, a empresa brasileira enviou um representante à assembleia apenas para comunicar a decisão, que foi tomada porque a Cremonini recusou, através de uma carta, um dos três possíveis executivos indicados pela companhia para substituir provisoriamente os conselheiros afastados nas últimas semanas.
Continua depois da publicidade
Histórico dos últimos dias
Segundo a JBS, foram enviadas na quinta-feira três possíveis indicações de conselheiros para a Inalca. Eles assumiriam os cargos apenas provisoriamente, enquanto os três conselheiros afastados aguardam a decisão da Justiça italiana em relação ao recurso judicial apresentado nesta sessão em Modena para retornar ao cargo.
“Os conselheiros indicados pela companhia continuarão trabalhando normalmente, por considerar inválida a declaração de inelegibilidade, a qual também está sendo contestada na Justiça pela JBS”, completou a empresa.
Entenda
Os problemas de governança corporativa na Inalca JBS tornaram-se públicos em julho deste ano, quando a JBS arquivou uma medida cautelar com as autoridades italianas alegando o não-cumprimento de cláusulas contratuais. O objetivo era o acesso completo a informações relevantes e instalações da Inalca JBS por parte dos membros do conselho indicados pela JBS e o cumprimento da cláusula que delega à companhia a nomeação do diretor financeiro da Inalca, assim como os diretores financeiros de quaisquer subsidiárias da empresa.
Continua depois da publicidade
Segundo a JBS, esse primeiro passo serviria de preparação para a arbitragem na ICC (Câmara de Comércio Internacional). De fato, em 2 de agosto a empresa arquivou o pedido de intervenção na câmara. A partir de então, os rumores e trocas de acusações entre as duas empresas se intensificaram.
No dia 16 de setembro, o grupo Cremonini decidiu pela exoneração de três conselheiros da Inalca nomeados pela JBS, seguindo a deliberação do conselho da companhia, colocando na pauta da AGO do dia 24 deste mês a eleição dos substitutos. No dia 17 de setembro, a JBS refutou o argumento, considerando a ação ilegal e informando que pediria a liquidação judicial da sociedade.
Em 21 de setembro, a JBS informou que a visita de seu representante e conselheiro da Inalca JBS, Gilson Teixeira, a uma fábrica da empresa em Angola foi impedida. No dia 23, a empresa brasileira informou que ajuizou uma medida cautelar na justiça do país europeu contra dois administradores delegados indicados pelo grupo italiano para compor a diretoria da Inalca, Paolo Boni e Luigi Scordamaglia, que em junho suspenderam o processo de pedido de visto de Ricardo Meira, CFO (Chief Financial Officer) indicado pela JBS.